Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

COVID-19

Ortigueira tem mais dois casos suspeitos de coronavírus

Quarta-feira, 25 de março de 2020

Última Modificação: 25/03/2020 10:23:21 | Visualizada 1621 vezes

Um dos casos é uma técnica em enfermagem de UBS do município


Ouvir matéria

A Prefeitura de Ortigueira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou nesta quarta-feira (25) que há dois novos casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) na cidade. Os casos estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológia do município.

O primeiro caso é uma mulher de 45 anos, que apresentou tosse, dor de garganta, calafrios, cefaleia e coriza desde o último sábado (21). Ela é servidora municipal e atua como técnica em enfermagem em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada na zona rural, a cerca de 6 km de distância do município.

Recentemente, a mulher fez uma visita a trabalho a moradores da zona rural e esteve em contato com parentes que estavam de passagem, vindos de São Paulo, onde o surto foi reconhecido nacionalmente.

A coleta para o exame da servidora municipal foi realizada na terça-feira (24) pela Vigilância Epidemiológica de Ortigueira. A família, que reside na zona rural e recebeu os parentes de São Paulo, também está sendo monitorada pela Vigilância Epidemiológica.

O segundo caso é um homem de 29 anos, que esteve recentemente no alojamento de funcionários da empresa em que atua, em Telêmaco Borba - cidade com 61 casos suspeitos, o maior número da região dos Campos Gerais

Ele deu entrada no Pronto Atendimento Municipal (PAM) na terça-feira (24), às 12h, apresentando febre, cefaleia, coriza, esforço respiratório e coriza.

O paciente foi atendido por um servidor adequadamente protegido em quarto de isolamento no PAM. Medidas de higiene também foram tomadas após a coleta de exames.

Os casos ainda não constam no boletim epidemiológico do Estado. Os casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu. O novo boletim deve ser publicado na tarde desta quarta-feira (25).

Três suspeitos

Atualmente, Ortigueira tem ao todo três casos suspeitos. Não há, até o momento, nenhum confirmado.

O primeiro caso foi anunciado na segunda-feira (23). Segundo a Secretaria Municipal, um homem de 26 anos deu entrada no Hospital Doutor Feitosa, em Telêmaco Borba, no domingo (22), apresentando coriza, dor no corpo, cefaleia, mas sem febre.

O homem trabalha diariamente em Telêmaco Borba, mas reside em Ortigueira. Ele se encontra em monitoramento e isolamento domiciliar. O caso já está registrado no boletim epidemiológico emitido pelo governo estadual.

 

Ortigueira tem três casos suspeitos de coronavírus na cidade Crédito: AEN
Legenda: Ortigueira tem três casos suspeitos de coronavírus na cidade

 Galeria de Fotos

 Veja Também