Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

NOSSA CIDADE / História

História de Ortigueira

A elevação de Ortigueira a município aconteceu pela Lei Estadual nº 790 de 14/11/1951, com territórios desmembrados do município de Tibagi e parte do município de Reserva, ficando Ortigueira como o terceiro em extensão territorial do Paraná.

Localização

Está a 247 km da capital Curitiba, 135 km de Londrina e 135 km de Ponta Grossa. Possui uma topografia fortemente ondulada, com solo é podzólico vermelho escuro e vermelho amarelado, cambissolo e solos litólicos.

Com uma área total de 2.451,6km², faz limites com os seguintes municípios:
- Ao norte com Tamarana, São Jerônimo da Serra e Sapopema
- Ao sul, com Reserva, Imbaú e Telêmaco Borba
- Ao leste com Curiúva
- A  Oeste com Faxinal, Rosário do Ivaí e Mauá da Serra.

Origem do Nome

O nome Ortigueira deriva-se da planta urtiga, cuja haste e folhas produzem prurido ardor na pele, uma erupção cutânea urticante. Por ocasião das queimadas, quando derrubadas as matas para plantios e construções de moradias, se detectou a fertilidade boa do solo para esta planta, tornando-se nativa em abundância. Por isso, colonizadores e políticos da época deram ao município o nome de “Ortigueira”.

População

Segundo dados do IBGE de 2007, a população total do município é de 24.397 habitantes. Predomina-se no município a agricultura, agropecuária, apicultura e cerâmica. Destaque para o cultivo de soja, milho e feijão. Na pecuária a bovinocultura e a apicultura em franco progresso, com milhares de colméias, chegando ao 1º lugar no Brasil em produção. Tem ainda indústrias de cerâmica e serrarias, com grande desenvolvimento na área comercial.

Histórico de líderes da cidade

A primeira eleição no município aconteceu em 06/11/1952, entre os candidatos Antonio Justus e Francisco Sady de Brito, vencedor da disputa.
- Francisco Sady de Brito
- Antonio de Lima Moraes
- Antonio Eduardo de Brito
- Antonio de Oliveira Mattos
- Nilsom Gorski,
- Duart Osni Silva
- Nilsom Gorski,
- Antonio de Oliveira Mattos
- Valdomiro Maia – cassado em 1991 – assumiu o vice-prefeito
- Nelson Espaki – assumiu o mandato em 1991 no lugar de Valdomiro Maia
- Marlene Mattos
- Geraldo Magela do Nascimento
- Marlene Mattos
- Geraldo Magela do Nascimento
- Lourdes Banach
- Ary Mattos (gestão atual: 2021-2024)

Localizado a 247 km de Curitiba, Ortigueira possui 68 comunidades e cinco distritos: Lajeado Bonito, Natingui, Monjolinho, Barreiro e Bairro dos França.

Com a economia voltada à agricultura, pecuária e apicultura, detém o maior rebanho bovino do Estado, com cerca de 250 mil cabeças de gado e é também um dos maiores produtores de mel do Paraná.

O município possui 66% de sua população, de 25 mil habitantes, em zona rural e 33% urbana, segundo o último censo do IBGE.

Histórico

Origem: Desmembramento das cidades de Reserva e Tibagi
Data de instalação do município: 14/12/1952
Data de aniversário: 14/12

Clima

Seu clima é subtropical úmido mesotérmico, de verão fresco com ocorrências de geadas, concentrando chuvas nos meses de verão, grande área de reflorestamento com outras culturas anuais como pastagens, matas nativas, entre outros. Os principais rios que cortam o município são o Rio Tibagi que ocupa grande extensão aproximadamente de 45 km, o Rio do Peixe, com 20 km e o Rio do Burro, com 15 km. O município possui quatro distritos. É cortada por uma única rodovia asfaltada, a BR 376, conhecida como Rodovia do Café, numa extensão de 65 km, uma importante ligação entre o norte e o sul do Estado.

Áreas e distâncias

Área territorial: 2.432,255 km²
Distância entre Ortigueira e Curitiba, capital do estado: 247 km
Número de distritos administrativos: 5
Posição Geográfica

Altitude: 760 metros
Latitude: 24 º 12 ‘ 30 ” S
Longitude: 50 º 56 ‘ 58 ” W

Fonte: IBGE