Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

FIQUE ATENTO

Ortigueira inicia vacinação contra H1N1 para grupos prioritários

Terça-feira, 13 de abril de 2021

Última Modificação: 13/04/2021 17:01:57 | Visualizada 579 vezes

Primeira etapa será até dia 10 de maio


Ouvir matéria

A campanha vacinação contra a Influenza (H1N1) começa nesta terça-feira (12) e vai até 9 de julho. As doses estão disponíveis em todas as UBS's (Unidades Básicas de Saúde) do município, na Clínica da Mulher e nos Postos de Saúde na Vila Godoi e Vila Gomes. 

A primeira etapa, entre os dias 12 de abril e 10 de maio, abrange cerca de 3.527 moradores, segundo a Vigilância Epidemiológica de Ortigueira. Devem comparecer aos pontos de vacinação crianças entre 6 meses até as que não completaram 6 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres com filhos até 40 dias), povos indígenas e trabalhadores da saúde.

A segunda etapa ocorrerá entre os dias 11 de maio e 8 de junho tendo como público-alvo idosos com mais de 60 anos e professores. 

A terceira fase está prevista para 9 de junho a 9 de julho. Compõem esse público-alvo integrantes das Forças Armadas, de segurança e de salvamento; pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes em medidas socioeducativas.

Covid-19 e H1N1

A Secretaria Municipal de Saúde, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, não indica a aplicação da vacina da gripe ao mesmo tempo que a da Covid-19. A recomendação é que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a vacina contra a gripe após um intervalo mínimo de 14 dias. 

Além disso, a recomendação é que pessoas com quadro que sugerem infecção por covid-19 devem adiar a vacinação contra a influenza.

Atualmente, Ortigueira vacina idosos com 70 anos ou mais e aguarda a chegada de novos imunizantes para retomar a aplicação de doses, iniciada na terça (13), em moradores de 65 a 69 anos.

Conforme o Vacinômetro desta terça (13), o município já aplicou 3.696 doses de vacinas.

Acompanhe o trabalho da Prefeitura em: 
https://www.facebook.com/PrefOrtigueira
 

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Ortigueira com informações da Agência Brasil

 Galeria de Fotos

 Veja Também