Processos Licitatórios

Certidão Negativa

Tributos Online

PSS

Concurso Público

Legislação Municipal

Nota Fiscal Eletrônica

Portal da Transparência

Diário Oficial Online

Ouvidoria Municipal

Livro Eletrônico

Informações COVID-19

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / DESATIVADA EM 2019

Casa de Apoio ganha reforma e volta a acolher pacientes em Ortigueira

Terça-feira, 06 de abril de 2021

Visualizada 230 vezes

"Acolhemos as pessoas como se fosse a própria casa delas", diz Claudia Marcondes


As duas unidades da Casa de Apoio de Ortigueira, que garantem, conforme a lei, abrigo temporário, alimentação e conforto a pacientes que precisam de tratamento em outros municípios, foram reabertas no final do mês passado. 

Desativadas em agosto de 2019, as casas ganharam uma reforma completa iniciada em março de 2020. Localizadas na esquina da rua Canadá com a rua Paraná, no Jardim Santa Cecília, as casas foram reformadas com fiação hidráulica, novos aparelhos hidráulicos (pias, vasos sanitários, chuveiros), pisos, forros, portas e janelas.  

Também foram ampliadas a frente das casas e a área dos quintais, que ganharam preenchimento de terra e agora contam com estrutura adequada para a plantação de alimentos. Novos fogões, mesas, camas, geladeiras e sofás garantem o bem-estar dos pacientes acolhidos temporariamente durante o tratamento pelo SUS. 

O encaminhamento de pacientes e respectivas companhias às casas de apoio é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “Acolhemos as pessoas com conforto, como se fosse a própria casa delas, fazendo com que reconquistem a dignidade humana”, comenta a secretária municipal de Saúde, Claudia Marcondes. 

Segundo o prefeito de Ortigueira, Ary Mattos, as duas casas da rua Canadá são uma forma de proporcionar qualidade de vida à população. “Sem elas, os pacientes em tratamento às vezes têm de esperar horas em frente ao Pronto Atendimento, à espera dos veículos para viagens rumo a outras cidades, como Ponta Grossa e Curitiba. Nas casas de apoio, podem descansar e fazer as refeições com tranquilidade, comodidade, aconchego”. 

Organização

Uma das casas recebe moradores do sexo masculino, a outra, do feminino. Dois funcionários, um homem e uma mulher, estão disponíveis 24 horas no local. Café, chá e bolacha são disponibilizados gratuitamente. A cozinha das casas pode ser utilizada a qualquer momento para que o paciente ou sua companhia prepare refeições, desde que leve os próprios ingredientes.

Acompanhe o trabalho da Prefeitura em. 
https://www.facebook.com/PrefOrtigueira
 

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Ortigueira

Casa de Apoio, em Ortigueira: no bairro Santa Cecília. Crédito: Comunicação Social da Prefeitura de Ortigueira
Legenda: Casa de Apoio, em Ortigueira: no bairro Santa Cecília.

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda a sexta: 8h às 12h e 13h30 às 17h30