Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

PANDEMIA

Drive-thru: Ortigueira começa a vacinar idosos acima de 90 anos nesta terça

Terça-feira, 09 de fevereiro de 2021

Última Modificação: 09/02/2021 11:47:15 | Visualizada 1646 vezes

SMS disponibilizou 100 doses de Coronavac para esta etapa da campanha


Ouvir matéria

A Prefeitura de Ortigueira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), começou a imunizar os idosos acima de 90 anos na manhã desta terça-feira (9). A vacinação contra o novo coronavírus é organizada no esquema de drive-thru, ou seja, não é necessário descer do veículo para ser atendido pela equipe de enfermeiros.

A imunização é feita em uma tenda instalada ao lado do departamento de Vigilância Epidemiológica, na Avenida Farroupilha, 527, no Jardim Alvorada.  Para se vacinar é preciso apresentar um documento, preferencialmente o CPF ou cartão do SUS, para comprovar a idade mínima de 90 anos. A SMS pede que todos os motoristas e passageiros usem máscaras. 

Nesta etapa foram disponibilizadas 100 doses da vacina Coronavac, do laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, encaminhadas na segunda-feira (8) pelo Governo do Estado.

O aposentado Alcínio Rodrigues, 92, estava aliviado ao receber a primeira aplicação do imunizante. Em agosto do ano passado, o ortigueirense testou positivo para a Covid-19 e sentiu na pele a gravidade da doença.

“Tive tosse, uma dor muito forte no corpo e perdi o paladar por cinco dias. E minha esposa, que tem 59 anos, sofre de diabetes, colesterol e tem imunidade baixa, também pegou e passou mal”, relata. “Estou esperando essa vacina há muito tempo. Graças a Deus, ela chegou”, disse.

Combatendo fake news

“Não tem nada dessa conversa que vira jacaré”, diz o aposentado Hermínio Carneiro, 98, rechaçando as notícias falsas que circulam na internet sobre os supostos efeitos imunizantes. “A Covid já matou muita gente: as pessoas precisam se vacinar. E você vai ver: vou tomar a vacina, ficar bonito e casar de novo!”, comentou, aos risos.

“Agora, vamos começar a imunização da população em geral. Estamos inovando, na cidade, com o drive-thru. E, com responsabilidade, seguindo as normas do Governo Estadual, vamos aplicar as vacinas, conforme as doses chegarem para a gente”, comentou o prefeito Ary Mattos.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Claudia Marcondes, o esquema de drive-thru oferece mais segurança à população durante o processo de imunização. “Vacinação, cuidado, prevenção: é isso o que nós precisamos. Todo o respeito do mundo aos nossos idosos. É só o início da nossa campanha, e logo vamos para as outras”, afirma a secretária, sem mencionar datas. 

Vacinação em Ortigueira 

Até a tarde de segunda-feira (8), a SMS havia vacinado 411 indígenas, 345 profissionais da Saúde e 10 vacinadores, que estavam entre os públicos prioritários da imunização. Um novo Vacinômetro deve ser divulgado na tarde desta terça-feira (9).

Desde o início da pandemia, Ortigueira já registrou 15 mortes provocadas pela Covid-19 e 893 casos confirmados da doença. Atualmente, há 14 casos ativos e 20 suspeitos em investigação. A previsão da SMS é publicar um novo balanço na tarde desta terça-feira (9). 

Vacinação contra a Covid-19
Quando:
 9h às 12h e das 13h30 às 16h30.
Até: durar o estoque de 100 doses de imunizantes.
Onde:  Tenda de vacinação, na Avenida Farroupilha, 527, no Jardim Alvorada.

Acompanhe o trabalho da Prefeitura em: 
https://www.facebook.com/PrefOrtigueira
 

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Ortigueira

Baixar Imagem"> Crédito: Comunicação Social da Prefeitura de Ortigueira
Legenda: "As pessoas precisam se vacinar", diz o aposentado Hermínio Carneiro.

 Galeria de Fotos

 Veja Também