Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

PROJETO GRÃOS

Ortigueira distribui 740 quilos de sementes de feijão a agricultores de baixa renda

Quarta-feira, 03 de fevereiro de 2021

Última Modificação: 04/02/2021 08:21:23 | Visualizada 1030 vezes

Primeira etapa do Projeto Grãos contemplou 70 produtores locais


Ouvir matéria

A Prefeitura de Ortigueira, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), distribuiu em janeiro 740 quilos de sementes de feijão a 70 agricultores de baixa renda. A ação marcou o início do Projeto Grãos, uma parceria da Prefeitura com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-PR).

Ao todo foram distribuídos 580 quilos da semente Urutau e 160 quilos da variedade Campos Gerais, ambas produzidas pelo IDR-PR. 

A primeira etapa do Projeto Grãos contemplou 70 agricultores nos distritos Monjolinho (5), Natingui (3), Lajeado Bonito (2) e nos seguintes bairros: Libertação Camponesa (24), Vista Alegre (23), Assentamento Estrela (4), Assentamento Imbauzinho (2), Sapé (5) e Bairro dos Venâncio (2). 

Os agricultores beneficiados nessa primeira etapa do Projeto Grãos foram selecionados pela SMAA. Todos têm renda inferior a um salário mínimo e se dedicam à agricultura familiar. 

Segundo o prefeito Ary Mattos, o Projeto Grãos é uma maneira da administração ajudar os pequenos agricultores diante da crise econômica provocada pelo novo coronavírus.

“São dias difíceis para a economia no mundo inteiro. E precisamos, mais do que nunca, incentivar os pequenos produtores para que tenham condições de produzir bem e que tenham motivações para trabalhar”, afirma Mattos.

Um dos 70 agricultores contemplados foi Heleno dos Santos, 59, que recebeu 10 quilos de sementes. Desde março do ano passado, no início da pandemia no País, o agricultor avalia que o faturamento com a venda de alfaces, repolhos e feijões caiu mais de 50%. 

“É uma ajuda que vem em boa hora. O tempo está muito bom para plantar feijão. Essa semente deve render, na colheita, uns 300 quilos”, diz o agricultor, que prevê a colheita do feijão, se o tempo ajudar, para o final de abril.

De acordo com a proposta do Projeto Grãos, os agricultores devem devolver à SMAA, após a colheita, a mesma quantidade de sementes recebidas. O restante será para consumo próprio dos agricultores ou para a comercialização. O monitoramento e o acompanhamento das lavouras serão feitos por equipes da SMAA.

“A ideia é continuar a distribuição para outras famílias do município e multiplicar as sementes”, explica o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Alexandre Moraes. 

Milho na segunda etapa 

A segunda etapa do Projeto Grãos está prevista para setembro deste ano. A proposta inicial da Prefeitura de Ortigueira é realizar a distribuição de sementes de feijão e de milho, ambas produzidas pelo IDR-PR. 

Os agricultores interessados em participar das próximas etapas devem entrar em contato com a SMAA, pessoalmente ou por meio do número telefônico: (42) 3277-2395.

Acompanhe o trabalho da Prefeitura em: 
https://www.facebook.com/PrefOrtigueira
 

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Ortigueira

O agricultor Heleno dos Santos posa com um punhado de feijões: Crédito: Comunicaēćo Social da Prefeitura de Ortigueira
Legenda: O agricultor Heleno dos Santos posa com um punhado de feijões:

 Galeria de Fotos

 Veja Também