Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

SAÚDE

Campanha contra a pólio e multivacinação: até 30 outubro

Quinta-feira, 01 de outubro de 2020

Última Modificação: 09/11/2020 09:01:34 | Visualizada 542 vezes

Em Ortigueira, a meta da SMS é imunizar 1.273 crianças contra a poliomielite (95% do público-alvo)


Ouvir matéria

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação começou na segunda-feira (28), em todo o Estado, e segue até o dia 30 deste mês, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

A Campanha contra a Poliomielite  (VOP) é dirigida a crianças a partir de 12 meses e menores de cinco anos de idade. Doença viral, a poliomielite pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. A doença, que é popularmente conhecida como paralisia infantil, também pode afetar crianças e adultos. Única forma de prevenção, a vacina é oral (duas gotas).

Na Campanha de Multivacinação há 14 vacinas para atualizar os cadastros de crianças e adolescentes menores de 15 anos: BCG (tuberculose), DTP (difteria, tétano, coqueluche), DT (antitetânica), Pentavalente (difteria), Rotavírus Humano (diarreia), Meningocócica C e Meningocócica ACWY (meningites), Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), vacina contra varicela, vacina contra HPV (previne alguns tipos de câncer), Pneumocócica 10 (pneumonia meningite e otite) e as vacinas contra a hepatite A, a febre amarela e influenza.

As doses das vacinas já estão disponíveis gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ortigueira. Não é necessário agendamento. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Para a vacinação, é necessário levar um documento com foto e o cartão SUS (Sistema Único de Saúde). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), caso a criança ou adolescente esteja com síndromes gripais ou respiratórias ou com confirmação de Covid-19, é necessário aguardar o fim dos sintomas. Caso esteja isolada por ter contato com paciente suspeito ou com confirmação da doença, a recomendação é procurar a UBS somente após o período de isolamento.

Em Ortigueira, a meta da SMS é imunizar 1.273 crianças contra a poliomielite (95% do público-alvo).

Dia D

Estabelecido pelo Ministério da Saúde, o Dia D será em 17 de outubro, das 8h às 17. O local e os detalhes sobre a forma do atendimento em Ortigueira serão divulgados nos próximos dias pela SMS.

 

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Ortigueira

Campanha contra a pólio e multivacinação: até dia 30 deste mês Crédito: Comunicação Social da Prefeitura de Ortigueira
Legenda: Campanha contra a pólio e multivacinação: até dia 30 deste mês

 Galeria de Fotos

 Veja Também