Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

pandemia

Prefeitura divulga novo decreto com normas para os velórios

Quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Última Modificação: 12/08/2020 09:35:47 | Visualizada 435 vezes

Velórios de pessoas que não sejam suspeitas de Covid podem durar até 4 horas


Ouvir matéria

A Prefeitura de Ortigueira anunciou novas determinações para realização de velórios no município. As medidas compõem o Decreto Municipal nº 2810/2020, publicado no Diário Oficial de segunda-feira (10), e são válidas até enquanto durar o estado de emergência em saúde pública no município, declarado pelo Decreto nº 2744/2020.

As novas determinações levam em conta a Lei Federal nº 13.979, as orientações do Ministério da Saúde na Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA nº 04/2020, bem como as demais normativas federais, estaduais e municipais que tratam de medidas para o enfrentamento da pandemia decorrente da Covid-19.

Conforme o novo decreto, os velórios de pessoas que não sejam consideradas suspeitas de Covid-19 podem durar no máximo até quatro horas, com limite de até dez familiares presentes no velório. Os organizadores do velório devem providenciar avisos, a serem disponibilizados no local, recomendando que pessoas maiores de 60 anos, grávidas, crianças menores de 12 e portadores de comorbidades não participem da cerimônia.

Durante o velório, devem ser disponibilizados pelo responsável pelo serviço funerário os seguintes itens para a higienização das mãos: água, sabonete líquido, papel toalha e álcool em gel 70% (setenta por cento). 

A empresa responsável pelo serviço funerário também deve higienizar as urnas funerárias com álcool líquido a 70%, antes de serem levadas para as cerimônias de velório, seguindo as orientações normativas expedidas pelas autoridades sanitárias.

Mortes suspeitas ou confirmadas 

Em caso de morte de pessoas com diagnóstico confirmado ou suspeito de Covid-19, os corpos devem ser embalados em sacos de óbito, colocados em urnas lacradas, que não devem ser abertas, e seguir diretamente para o sepultamento, sem a realização de cerimônia de velório, podendo ser acompanhado por no máximo dez pessoas, seguindo todos os protocolos de higiene.

Todos aqueles que forem manusear os corpos de pessoas suspeitas ou confirmadas de contaminação pela Covid-19 devem estar equipados com os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) indicados pelas normas técnicas emitidas pelas autoridades sanitárias responsáveis.

Acompanhe o trabalho da Prefeitura em: 
http://www.ortigueira.pr.gov.br/
 

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Ortigueira

Prefeitura de Ortigueira divulga novo decreto sobre velórios Crédito: Comunicação Social da Prefeitura de Ortigueira
Legenda: Prefeitura de Ortigueira divulga novo decreto sobre velórios

 Galeria de Fotos

 Veja Também