Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

pandemia

Secretaria divulga 10 perfis de pacientes que estão com Covid

Segunda-feira, 20 de julho de 2020

Última Modificação: 20/07/2020 16:48:17 | Visualizada 727 vezes

Moradores têm entre 22 e 44 anos e estão em isolamento domiciliar


Ouvir matéria

Na tarde desta segunda-feira (20), a Vigilância Epidemiológica divulgou o perfil dos dez pacientes que testaram positivo para a Covid-19 nos dias 15 e 17 deste mês - saiba mais abaixo.

Entre eles há uma babá, uma estudante e oito auxiliares de produção que, segundo a Vigilância Epidemiológica, atuam em empresas distintas. A faixa etária varia de 22 a 44 anos. 

Todos os pacientes permanecem em isolamento domiciliar e dois deles estão assintomáticos (sem sintomas). Segundo a Vigilância Epidemiológica, tiveram sintomas gripais leves, como cefaleia (dor de cabeça), coriza e mal-estar geral. 

Confira abaixo o perfil dos 10 pacientes

Homem, 44, auxiliar de produção
Homem, 31, auxiliar de produção
Homem, 22, auxiliar de produção
Homem, 29, auxiliar de produção
Homem, 36, auxiliar de produção
Homem, 41, auxiliar de produção
Homem, 25, auxiliar de produção
Homem, 40, auxiliar de produção
Mulher, 44, babá
Mulher, 20, estudante

Informação com ética

A Secretaria Municipal de Saúde informa que não divulga os nomes dos pacientes nem os bairros em que eles residem. A medida, adotada também por outras cidades do País, é uma forma de garantir a privacidade do paciente.

Em caso de confirmação da doença, o paciente e os familiares que dividem a mesma residência assinam um termo em que se comprometem com o isolamento domiciliar. O Ministério Público do Paraná (MP-PR) pode aplicar multas caso os pacientes burlem o isolamento.

Segurança em família

Familiares dos pacientes que testam positivo só fazem exames para detectar a presença do vírus caso apresentem qualquer sintoma gripal ou respiratório.

Em caso de morte provocada pela Covid, porém, todos os familiares do paciente são testados, apresentando ou não sintomas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde - relembre as duas mortes provocadas pelo coronavírus em Ortigueira.

Gripe ou Covid?

A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é que o morador que sinta dor de garganta, febre, perda de olfato e paladar, tosse ou dificuldade para respirar - sintomas muito comuns em gripes -, vá imediatamente para a Tenda Covid, ao lado do Pronto Atendimento Municipal, no Centro

Desde o final de junho, a Tenda realiza uma triagem do novo coronavírus mais específica em área aberta - menos permissiva ao contágio do vírus do que em relação às UBS’s (Unidades Básicas de Saúde). O atendimento é feito de segunda a sexta, das 8h às 17h30.
 
Acompanhe o trabalho da Prefeitura em: 
https://www.facebook.com/PrefOrtigueira
 

Fonte: informe-se

Epidemiologia divulga o perfil de dez casos confirmados de Covid-19 em Ortigueira Crédito: Comunicação Social da Prefeitura de Ortigueira
Legenda: Epidemiologia divulga o perfil de dez casos confirmados de Covid-19 em Ortigueira

 Galeria de Fotos

 Veja Também