Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

saúde

Tenda Covid atende síndromes respiratórias

Sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Última Modificação: 13/01/2021 09:48:25 | Visualizada 4037 vezes

Relembre os sintomas mais comuns da gripe


Ouvir matéria

Desde junho de 2020, todos os atendimentos de síndromes gripais e síndromes respiratórias são realizados na Tenda Covid-19, instalada ao lado do Pronto Atendimento Municipal, no Centro da cidade. A medida da Secretaria Municipal de Saúde, seguindo as diretrizes do plano de contingência municipal, pretende centralizar os casos suspeitos do novo coronavírus e realizar uma triagem mais específica em área aberta - menos permissiva ao contágio do vírus do que em relação às UBS’s (Unidades Básicas de Saúde), que deixam de realizar esses tipos de atendimentos. 

A Tenda Covid-19 vai permanecer no Centro da cidade por tempo indeterminado. Dependo da avaliação médica, serão realizados exames do tipo PT-PCR (sigla em inglês para transcrição reversa seguida de reação em cadeia polimerase), por meio de coleta de material nasal ou bucal (ambas indolores), dependendo do caso. Os testes serão encaminhados para o Laboratório Central do Estado (Lacen), em Curitiba. 

O espaço da Tenda mede cerca de 80 metros quadrados. Há capacidade para uma fila de espera de 12 pessoas sentadas – respeitando o distanciamento social –, uma área para a triagem para até dois atendimentos simultâneos e um espaço isolado de aproximadamente 6 metros quadrados, onde serão realizados os atendimentos aos pacientes. 

A equipe de atendimento é composta por cinco servidores da Saúde: um assistente administrativo, um enfermeiro, um técnico em enfermagem e dois médicos.

Definição de caso de síndrome gripal     

Indivíduo que apresente febre de início súbito (mesmo que referida), acompanhada de tosse ou dor de garganta e pelo menos um dos seguintes sintomas: 

Cefaleia (sensação dolorosa em qualquer parte da cabeça, desde aguda até incômoda); Mialgia (dores e desconforto nos músculos variando de leve a intenso); Artralgia (dor nas juntas), na ausência de outro diagnóstico específico. 

Em crianças menores de 2 anos de idade, considera-se também como caso de síndrome gripal: febre de início súbito (mesmo que referida) e sintomas respiratórios (tosse, coriza e obstrução nasal), na ausência de outro diagnóstico específico.

Definição de caso de síndrome respiratória

Indivíduo de qualquer idade, com síndrome gripal e que apresente dispneia (falta de ar) ou os seguintes sinais de gravidade: 

Saturação de oxigênio menor que 95% em ar ambiente; 

Sinais de desconforto respiratório ou aumento da frequência respiratória avaliada de acordo com a idade;

Piora nas condições clínicas de doença de base; 

Hipotensão em relação à pressão arterial habitual do paciente.

Em crianças, além dos itens acima, é preciso observar os batimentos de asa de nariz, cianose (cor azulada ou acinzentada da pele, das unhas, dos lábios ou ao redor dos olhos), tiragem intercostal (esforço respiratório), desidratação e inapetência (falta de apetite).

Tenda Covid-19 
Onde
Avenida Brasil, 812, Centro
Quando segunda a sexta, das 8h às 17h30

 

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Ortigueira

Tenda Covid-19: localizada ao lado do PAM, no Centro Crédito: Secretaria Municipal de Saúde
Legenda: Tenda Covid-19: localizada ao lado do PAM, no Centro

 Galeria de Fotos

 Veja Também