Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

pandemia

Ortigueira confirma primeiro caso de coronavírus

Segunda-feira, 25 de maio de 2020

Última Modificação: 26/05/2020 11:31:27 | Visualizada 1238 vezes

Servidora da Saúde estava afastada do trabalho desde o dia 5 de maio


Ouvir matéria

Ortigueira registra a primeira confirmação de Covid-19 na cidade. A informação foi confirmada pela Prefeitura no domingo (24). Trata-se de uma servidora de 31 anos, que atua na linha de frente de combate ao coronavírus na Secretaria Municipal de Saúde e está afastada do trabalho desde o dia 5 de maio.

A mulher teve o exame coletado na última quinta-feira (21), na própria residência, por um servidor devidamente paramentado que seguiu rigorosamente as normas do Ministério da Saúde. A servidora apresentava sintomas como coriza, mal-estar, perda de olfato e cefaleia. Ela está afastada desde o início do mês, quando fez um procedimento cirúrgico em Campina Grande do Sul - a 300 km de Ortigueira.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, haverá isolamento dos familiares e dos contatos mais próximos da servidora. A coleta de exames será realizada caso essas pessoas apresentem problemas respiratórios.

A paciente está estável e não apresenta sintomas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Ela segue sob monitoramento diário da Vigilância Epidemiológica do município. O caso está registrado no boletim desta segunda (25) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). 

Seis sob suspeita

No final da tarde de segunda (26), a Vigilância Epidemiológica confirmou seis novos casos suspeitos no município. Os dados foram divulgados após o expediente e, por isso, não entraram no boletim divulgado na tarde de 25/5, que contabilizava 22 casos - 1 confirmado e 22 descartados. O boletim atualizado já está disponível no site oficial da Prefeitura e nas redes sociais.

Confira abaixo o perfil dos seis casos suspeitos - cinco deles tiveram contato com a paciente que testou positivo para Covid-19:

Mulher, 71, teve contato com o caso confirmado. Sintomas: gripais. A profissão da paciente não foi informada pela Vigilância Epidemiológica.

Homem, 52, servidor da Saúde, teve contato com o caso confirmado. Sintomas: dor de garganta, tosse e cefaleia.

Homem, 59, motorista, tem histórico de viagem, teve contato com o caso confirmado. Sintomas: calafrios, tosse e dor de garganta.

Mulher, 46, servidora da Saúde, teve contato com caso confirmado. Sintomas: cefaleia, congestão nasal e diarreia.

Mulher, 20, autônoma, teve contato com caso confirmado. Sintomas: náusea, vômito, dor de garganta, congestão nasal.

Homem, 33, servidor da Saúde, único caso sob suspeita que não teve contato com o caso confirmado. Sintomas: cefaleia, febre, dor de garganta e congestão nasal.

Testaram negativo 

Dois exames, coletados na última quinta (21), foram descartados nesta segunda (25) de acordo com a Vigilância Epidemiológica. 

Os casos são de um homem de 27 anos, que há três dias apresentou tosse, e de uma mulher de 35 anos, que negou histórico de viagem e relatou sentir dor de garganta, febre e coriza.

Ambos atuavam em departamentos diferentes na Secretaria Municipal de Saúde e aguardaram, em isolamento domiciliar, o resultado dos exames.

Atualmente, Ortigueira tem 21 casos descartados – relembre cada um deles.

Acompanhe o trabalho da Prefeitura em: 
https://www.facebook.com/PrefOrtigueira/

 

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Ortigueira

Boletim Covid-19: cidade tem seis casos suspeitos Crédito: Comunicação Social da Prefeitura de Ortigueira
Legenda: Boletim Covid-19: cidade tem seis casos suspeitos

 Galeria de Fotos

 Veja Também