Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

Na Secretaria de Saúde

Cerca de 38% das máscaras foram distribuídas

Quarta-feira, 06 de maio de 2020

Última Modificação: 06/05/2020 14:41:48 | Visualizada 896 vezes

Índice é menor do que o esperado, segundo Secretaria Municipal de Saúde


Ouvir matéria

É menor do que o previsto o número de moradores interessados em ter acesso às máscaras de pano, distribuídas gratuitamente na Secretaria Municipal de Saúde, desde o dia 29 de abril.

De acordo com a Atenção Básica, setor responsável pela entrega das máscaras, a previsão era de que, pelo menos, 11 mil máscaras fossem distribuídas até o final da manhã desta segunda-feira (4).

O resultado, porém, é bem diferente: apenas 8.431 máscaras foram distribuídas - cerca de 38% da quantidade total. “Nossa população é de cerca de 22 mil pessoas. Esperávamos, ao menos, a metade desse número. Estamos à espera das pessoas”, comenta Aline Telles, coordenadora da Atenção Básica.

No comércio da região central da cidade - antes da sanção da Lei Estadual 20.189/20, em 28 de abril -, foram entregues 4.209 máscaras. Servidores saíram as ruas para fazer a entrega dos itens, pessoalmente, aos comerciantes.

Após a sanção da lei, a distribuição passou a ser na Secretaria Municipal de Saúde. Por lá, 4.222 máscaras foram repassadas à população desde o dia 29 de abril. Na prática, aproximadamente 19% das máscaras foram distribuídas no local. 

Ligeiro e sem filas

A Secretaria Municipal de Saúde mantém duas servidoras para a entrega diária do material à população, das 8h às 18h. Na manhã desta segunda, o movimento era tranquilo e não havia filas - tal como na semana passada. Os atendimentos levam menos do que 2 minutos, tempo suficiente para assinar o nome completo e informar o endereço residencial.

É possível retirar, também, máscaras de pano para os demais moradores da mesma residência.

Lei da máscara

O uso da máscara de pano é obrigatório para toda a população em lugares públicos, desde a semana passada, em todo o Paraná. A Lei Estadual 20.189/20 determina que a população use máscaras de tecido em espaços abertos ao público ou de uso coletivo, como ruas, parques e praças, estabelecimentos comerciais, industriais e bancários, repartições públicas, assim como no transporte público de passageiros (ônibus, trens, aviões, táxis e aplicativos de transporte) e onde houver aglomeração de pessoas.

 

Acompanhe o trabalho da Prefeitura em: 
http://www.ortigueira.pr.gov.br/

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ortigueira

Servidoras posam para foto nesta segunda: sem filas na distribuição de máscaras Crédito: Comunicação Social da Prefeitura de Ortigueira
Legenda: Servidoras posam para foto nesta segunda: sem filas na distribuição de máscaras

 Galeria de Fotos

 Veja Também