Processos Licitatórios

Certidão Negativa

Tributos Online

Gestão Fiscal

Concurso Público

Legislação Municipal

Nota Fiscal Eletrônica

Portal da Transparência

Diário Oficial Online

Ouvidoria Municipal

Livro Eletrônico

Informações COVID-19

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / segurança pública

Ortigueira registra queda de 20% de homicídios dolosos

Terça-feira, 07 de abril de 2020

Visualizada 185 vezes

"Todos os homicídios estão solucionados", diz o delegado André Garcia


Os homicídios dolosos diminuíram em Ortigueira. Foi uma morte a menos de janeiro a dezembro de 2019, quando houve quatro homicídios, em comparação com o mesmo período do ano anterior (5 casos) – uma redução de 20%. Os dados foram divulgados no dia 30 de março pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp/PR).

Para o delegado-titular de Ortigueira, André Garcia, a queda do número de homicídios é reflexo do trabalho de investigação realizado na cidade. “Desbaratamos uma quadrilha no ano passado e todos os homicídios estão solucionados. Considerando o histórico e a extensão territorial do município, é um número positivo”, avalia Garcia.

O apoio da Prefeitura de Ortigueira à 2ª Companhia de Polícia Militar e o aumento do número de agentes, de acordo com o secretário municipal de Governo, Marcos Anielo, possibilitaram um cenário mais seguro para a população.

“A queda de homicídios é um reflexo, também, do trabalho desenvolvido pela prefeita Lourdes Banach. Quando ela assumiu, em 2013, havia apenas dois agentes policiais na cidade. Atualmente, há de quatro a seis agentes. Há, ainda, todo nosso apoio para custear a alimentação dos funcionários e ceder materiais de limpeza e higiene”, observa Anielo.

De acordo com o Relatório Estatístico Criminal, o número de casos de latrocínio (roubo seguido de morte) manteve-se inalterado, com um caso - já solucionado - em ambos os anos.

Lesão corporal

Pela primeira vez, desde  2012 - ano em que os relatórios da Sesp começaram a incluir Ortigueira e outros municípios paranaenses -, a cidade registrou, em 2019, um caso de lesão corporal seguida de morte.

Segundo o delegado-titular de Ortigueira, o caso foi registrado, inicialmente, como lesão corporal e, com o avanço das investigações, passou a integrar a estatística de homicídios dolosos. Dessa forma, o caso está presente nas duas categorias do relatório.

Em queda

No Paraná, o ano de 2019 registrou o menor número de homicídios dolosos dos últimos 13 anos. Foram 175 mortes a menos de janeiro a dezembro do ano passado, quando houve 1.780 homicídios, em comparação com o mesmo período do ano anterior (1.955 casos). O resultado representa uma redução de 9% de homicídios dolosos.


Saiba mais sobre o trabalho da Prefeitura de Ortigueira em:
https://www.facebook.com/PrefOrtigueira/?ref=br_rs 

 

Homicídios dolosos caem 20% em Ortigueira Credito: Domínio Público

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: De segunda à sexta - Das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30