Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

pandemia

Ortigueira permanece sem registros de suspeitas de Covid-19

Sexta-feira, 03 de abril de 2020

Última Modificação: 03/04/2020 16:06:24 | Visualizada 420 vezes

Dados são da Secretaria de Estado de Saúde


Ouvir matéria

Ortigueira não tem casos confirmados nem sob suspeita do novo coronavírus (Covid-19). A informação foi divulgada nesta sexta-feira (3) pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).

De acordo com o boletim, Ortigueira permanece com seis casos descartados. Relembre os casos descartados:

1º  caso

Registrado em 23 de março. O caso era de um homem, que mora em Ortigueira e trabalha diariamente em Telêmaco Borba.

Com 26 anos, ele deu entrada no Hospital Doutor Feitosa, em Telêmaco Borba, no dia 22 de março. O homem, que apresentava coriza, dor no corpo, cefaleia, mas sem febre, foi orientado a permanecer em isolamento domiciliar até a divulgação do resultado dos exames.

2º caso

Servidora municipal que atua como técnica em enfermagem em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada na zona rural, a cerca de 6 km de distância do Centro de Ortigueira.

Com 45 anos, a mulher apresentou tosse, dor de garganta, calafrios, cefaleia e coriza, desde o dia 21 de março. A trabalho, ela fez uma visita a moradores da zona rural e esteve em contato com parentes que estavam de passagem, vindos de São Paulo, onde o surto foi reconhecido nacionalmente.

A coleta para o exame da servidora municipal foi realizada no dia 24 de março pela Vigilância Epidemiológica de Ortigueira. Ela foi afastada do serviço e orientada a permanecer em isolamento domiciliar até a divulgação do resultado.

3º caso

Divulgado pelo boletim da Sesa em 25 de março, era uma moradora de Ortigueira que foi avaliada pelo hospital Instituto Doutor Feitosa, em Telêmaco Borba. Aos 40 anos, ela apresentou sintomas gripais leves. O caso também está descartado.

4º caso

Homem de 29 anos, que esteve recentemente no alojamento de funcionários da empresa em que atua em Telêmaco Borba, cidade com o maior número de suspeitas de Covid-19 região dos Campos Gerais.

Ele deu entrada no Pronto Atendimento Municipal (PAM) de Ortigueira no dia 24 de março, apresentando febre, cefaleia, coriza, esforço respiratório e coriza. O paciente foi atendido por um servidor adequadamente protegido em quarto de isolamento no PAM. Medidas de higiene também foram tomadas após a coleta de exames. Em isolamento domiciliar, ele aguardou o resultado dos exames.

5º caso

Jovem de 24 anos, portadora de necessidades especiais, que morreu em Ortigueira na última sexta-feira (27). Na sexta (27), a jovem foi levada ao PAM já desacordada, com alteração de quadro neurológico e sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Foi coletada amostra para exame de Covid-19, mesmo ela não tendo sintomas básicos da doença. Até o momento, a Secretaria Municipal de Saúde não tem informações sobre a causa da morte da jovem.

6º caso

Aposentada de 68 anos, foi atendida em 26 de março no PAM de Ortigueira. Ela negou ter viajado para cidades em que o surto foi reconhecido. A aposentada foi monitorada pela Vigilância Epidemiológica do município e, em isolamento domiciliar, aguardou o resultado dos exames.

Ortigueira permanece sem casos suspeitos de Covid-19 Crédito: Domínio Público
Legenda: Ortigueira permanece sem casos suspeitos de Covid-19

 Galeria de Fotos

 Veja Também