Processos Licitatórios

Certidão Negativa

Tributos Online

Gestão Fiscal

Concurso Público

Legislação Municipal

Nota Fiscal Eletrônica

Portal da Transparência

Diário Oficial Online

Ouvidoria Municipal

Livro Eletrônico

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Reunião com a equipe de apoio 2019

Quarta-feira, 06 de fevereiro de 2019

Visualizada 81 vezes


A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Ortigueira, motivada para um ano letivo de sucesso escolar, realizou na manha do 01 de fevereiro de 2019 no Centro Cultural Queimadas de Ortiguera, a primeira reunião com a equipe de apoio das Escolas da rede Municipal de ensino, aonde foi repassada orientações para o inicio do ano letivo.

 

A reunião foi conduzida pela Secretária Municipal de Educação Elizete Campos de Souza Carnelós, que abordou Temas sobre gestão escolar, relacionamento interpessoal entre os diversos segmentos, ética, profissionalismo entre outros assuntos como facilitar o trabalho em equipe, também sobre a importância estar informado sobre as atividades realizadas na escola, abordou também pela preservação do ambiente físico, instalações, equipamentos, manter e promover relacionamento cooperativo de trabalho com seus colegas, alunos, pais e demais seguimentos da comunidade escolar.

 

Destacou a importância de todos encararem os desafios deste novo ano letivo com seriedade, responsabilidade e respeito.

 

Na oportunidade também o departamento de Cultura com a participação dos professores de música coordenados por Jackson Benites oportunizaram momentos de lazer com músicas populares.

 

Durante toda manhã foram realizados diversos sorteios de blindes doados.

 

No período da tarde na escola Dr Getúlio Vargas, deu continuidade com treinamento sobre autoestima em parceria com a Klabin que abordou temas:

 

Protagonismo e empoderamento

 

Olhar para o passado para aprender e gerar atitudes construtivas para o futuro. Essa análise foi feita por mais de 80 profissionais que trabalham na cozinha, na limpeza e na vigilância das 15 escolas municipais de Ortigueira. A Secretaria Municipal de Educação, responsável pela ação, contou com o conhecimento e experiência de funcionárias da Klabin como facilitadoras.

 

Durante a capacitação, desenvolvida por psicólogas e administradora de empresas da Unidade Puma da Klabin, os participantes desenharam e compartilharam suas origens e como foi a experiência deles na escola. Relataram a vida no campo, a pobreza e a falta de condições. Depois, falaram sobre os dias atuais, a alegria de construir uma realidade diferente, o orgulho do trabalho junto às crianças e a responsabilidade de contribuir com seu aprendizado.

 

Rosa Amélia Silva Teixeira, cozinheira do CMEI Primeiros Passos, reconhece que sua presença, trabalho e palavras podem fazer a diferença na vida dos pequenos. “Quando era criança não tive família e agora, sempre que posso, ensino às crianças a importância da família e de serem gentis e carinhosos uns com os outros”, comenta ela, que tem um casal de filhos.

 

Mais que trabalhar a autoestima dos profissionais, a idéia da Secretaria Municipal de Educação era a de prepará-los para mais uma volta às aulas. “O professor está em sala de aula, mas quando o aluno não está, quem entra em ação é esse pessoal de apoio. Eles também têm uma missão de educadores e precisam estar preparados”, diz a secretária municipal de Educação, Cultura e Esportes, Elizete Campos de Souza Carnelós. Ela relembra que os mesmos profissionais já passaram por capacitações para primeiros socorros, abuso e imagem pessoal.

 

A ação foi finalizada com um amplo debate sobre como a experiência de vida e os sonhos de cada um podem interferir de forma positiva junto às crianças.

 

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: De segunda à sexta - Das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30