Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

Ortigueira regulariza cooperativa de catadores para participar do Eco cidadão.

ORTIGUEIRA REGULARIZA COOPERATIVA DE CATADORES PARA PARTICIPAR DO ECO CIDADÃO.

Sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Última Modificação: 05/03/2018 16:54:35 | Visualizada 1529 vezes


Ouvir matéria

Os catadores de materiais recicláveis de Ortigueira aguardam apenas a regulamentação de sua associação para que se tornem parte integrante do convênio de cooperação técnica e financeira entre o Provopar Estadual, Sanepar e Governo do Estado, através do Instituto das Águas, para a implantação do Programa Ecocidadão III Paraná.

“Toda a documentação necessária da Associação já foi encaminhada para apreciação e registro em Cartório e, dentro em breve, o processo estará concluído”, informou o técnico ambiental Felipe Silveira, representante do convênio Sanepar/Provopar Estadual, que fez questão de destacar o importante apoio que o grupo de 11 associados recebeu por parte da prefeitura, através do secretário municipal do Meio Ambiente, Osmar Ratti.

Segundo Felipe, o secretário Ratti fez questão inclusive de participar de um dos módulos do curso de capacitação dos catadores, no dia 21 de junho, quando “trouxemos reflexões concretas sobre as mudanças de atitude que deverão acontecer no espaço produtivo, que está sendo preparado pela empresa Klabin e deverá ser entregue nos próximos dias. Os associados estão cientes das responsabilidades de operação com os novos equipamentos também cedidos pela empresa”.

O técnico do programa acredita que os temas abordados pelo módulo “colaboraram no entendimento de todos os associados sobre o comprometimento e a responsabilidade que cada colaborador deverá exercer diante das atividades produtivas e administrativas da associação. Eles perceberam, através de dinâmica de grupo, a importância do acompanhamento e monitoramento na execução das ações associativas, produção, comercialização, organização financeira e logística”.

“Além do mais – prosseguiu Felipe – elencamos os desafios e buscamos novas formas de realizar a distribuição das tarefas de acordo com as prioridades do grupo e habilidades de cada sócio, focando metas e resultados”.

Em Ortigueira, a coleta seletiva e as questões ambientais são tratadas com muita responsabilidade pela prefeita Lourdes Banach e pelo secretário Osmar Ratti. Tanto que o município implantou alguns programas interessantes, como o programa água limpa, o de recuperação de nascentes e matas ciliares. Entretanto, o mais importante é o programa de Fiscalização Ambiental, que combate a degradação do meio ambiente, através de queimadas, corte de arvores sem autorização e o despejo de lixo nos fundos de vale.

Com a implantação do programa Ecocidadão III Paraná o município espera ampliar o serviço de coleta seletiva, com melhor aproveitamento dos resíduos e assim reduzir drasticamente tudo aquilo que é lançado no aterro sanitário, aumentando sua vida útil.

Fonte: https://valedoivainoticias.com/2017/07/07/ortigueira-regulariza-cooperativa-de-catadores-para-participar-do-ecocidadao/

 Galeria de Fotos

 Veja Também