Rua São Paulo, 80 - Cep: 84350-000 - Ortigueira - PR

Processos Licitatórios

Certidão Negativa

Tributos Online

Gestão Fiscal

Concurso Público

Legislação Municipal

Nota Fiscal Eletrônica

Portal da Transparência

Diário Oficial Online

Ouvidoria Municipal

Livro Eletrônico

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / PR: Ortigueira conquista o primeiro lugar do Brasil em gestão fiscal

PR: Ortigueira conquista o primeiro lugar do Brasil em gestão fiscal

Sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Visualizada 168 vezes


PR: Ortigueira conquista o primeiro lugar do Brasil em gestão fiscal

Índice Firjan de Gestão Fiscal 2015 divulgado na sexta-feira (29/07) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) aponta Ortigueira, Município da região dos Campos Gerais do Paraná, com a melhor situação fiscal de todo o País. O ranking avalia cinco indicadores, cujas avaliações variam de A a D: receita própria (IPTU, ISS e ITBI, entre outros), gastos com pessoal, investimentos, liquidez (comprometimento do orçamento com dívidas acumuladas no ano anterior, os chamados restos a pagar) e custo da dívida.

Em todos eles, Ortigueira atingiu conceito A, com destaque para investimentos e liquidez, em que as notas alcançadas foram as máximas (de 0 a 1). Ortigueira tem uma população estimada em 23 mil habitantes e uma taxa de pobreza de 40,34%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, o Município recebeu uma grande indústria da Klabin do Paraná, o que tem fomentado a economia local. O Município saltou da 230ª posição no ranking de 2014 para a 1ª em 2015, com nota 0,9570, e deixou para trás Municípios historicamente fortes neste índice, como Maringá, Londrina, Ponta Grossa e Curitiba. A prefeita Lourdes Banach (PPS) assinala que a chegada da Klabin colaborou e vem colaborando com a injeção de recursos no Município.

“É com ele que a gente está conseguindo investir em programas que trazem retorno para o Município”, comenta. Lourdes observa, no entanto, que bem antes da chegada da indústria a atual administração municipal já havia se preocupado em analisar a receita e fazer um controle rigoroso de despesas. “Isto resultou na eliminação de gastos desnecessários e na reversão dessas verbas em investimentos”, afirma.

No Paraná, apenas três cidades apresentaram gestão de excelência, sendo elas Ortigueira, Matinhos e Maringá, e 74 foram avaliadas com conceito B, indicativo de boa situação fiscal. Além disso, entre os 500 maiores IFGFs do País, 69 são do Paraná – segunda maior quantidade do Brasil, atrás apenas do Rio Grande do Sul. Na região, o Município com melhor desempenho no Índice Firjan é Ivaiporã, que ocupa a 7ª colocação no Estado e o 77º lugar em nível nacional. Em seguida vem Mandaguari, que ocupa o 22º lugar no Paraná e a 207º posição em nível de Brasil.

Fonte: Portal UOL

PR: Ortigueira conquista o primeiro lugar do Brasil em gestão fiscal

Fonte: http://www.gtmweb.com.br/pr-ortigueira-conquista-o-primeiro-lugar-do-brasil-em-gestao-fiscal/

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: De segunda à sexta - Das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30