Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

Educa??o

Profissionais da Educa??o participam do Programa Agrinho

Quarta-feira, 24 de junho de 2015

Última Modificação: // | Visualizada 917 vezes

Qualificação profissional


Ouvir matéria

Os professores da Rede Municipal de Ensino participam do Programa Agrinho. Trazido ao município através de parceria entre Secretaria Municipal de Educação, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PR) e Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), o curso trabalha informações sobre saúde, segurança pessoal e segurança ambiental, tendo como público alvo prioritário crianças do meio rural.


Com proposta pedagógica baseada em visão complexa, inter e transdisciplinaridade e pedagogia de pesquisa, o Programa Agrinho propicia aos alunos de 1º a 5º ano contato com materiais de estudo que inserem dentro dos currículos escolares questões de relevância social. Como explica a Secretária Municipal de Educação, Elizete Carnelós, “o Agrinho procura desenvolver a autonomia e a capacidade de professores e alunos enquanto pesquisadores e produtores de novos conhecimentos.”


“Esse programa é parte do nosso esforço em trazer para o município cursos que capacitam nossos profissionais e renovam seus métodos de trabalho, tendo como objetivo final propiciar a nossos alunos educação de qualidade”, complementa a Secretária.


Mais informações sobre o Agrinho


Em funcionamento há 19 anos, o Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do Sistema FAEP, resultado da parceria entre o SENAR-PR, FAEP, o governo do Estado do Paraná, mediante as Secretarias de Estado da Educação, da Justiça e da Cidadania, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Agricultura e do Abastecimento, os municípios paranaenses e diversas empresas e instituições públicas e privadas.


Anualmente, o programa envolve a participação de mais de 1,5 milhão de crianças e aproximadamente 80 mil professores da educação infantil, ensino fundamental e educação especial, estando presente em todos os municípios do Estado.

O programa também realiza todos os anos concurso nas categorias redação, desenho, experiência pedagógica, escola e Município Agrinho com o intuito de servir a um só tempo como instrumento de avaliação do alcance das atividades e como amostra daquilo que o Programa vem provocando em termos de ações efetivas. O elevado grau de apropriação dos temas apresentados nos materiais, por crianças e adolescentes do Ensino Fundamental, pode também ser comprovado pela Experiência Pedagógica, um relato dos professores sobre a prática educacional que desenvolvem no Programa Agrinho.

Fonte: Wanderley Rasera

legenda Crédito: creditos
Legenda: legenda

 Galeria de Fotos

 Veja Também