Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

Reuni?o define rumos do Programa Sa?de na Escola em 2014

Sexta-feira, 21 de março de 2014

Última Modificação: // | Visualizada 1599 vezes

Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal foi constituído


Ouvir matéria

Foi realizada ontem(20), no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, reunião sobre o Programa Saúde na Escola(PSE). No encontro, foi formado o Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal(GTI-M), responsável por desenvolver e coordenar as ações do programa durante o ano.  

Implantado em Ortigueira em 2013, o PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. Coordenadora do PSE por parte da Secretaria de Educação, Elaine Borba da Silva Martinez, destaca que a iniciativa visa alcançar todos os alunos de Ortigueira, das redes municipal e estadual. “É um trabalho importantíssimo e que só pode ser realizado através de uma parceria eficaz entre os órgãos que formarão o GTM-I, como as Secretarias de Saúde e Educação, o Conselho Tutelar, a Defesa Civil e outros órgãos que venham a contribuir com nossas atividades”.

Coordenador do PSE por parte da Secretaria de Saúde, Murilo A. Z. Marinho, destaca que o programa vem de encontro a uma necessidade percebida anteriormente no trabalho desenvolvido na Saúde: “unir Saúde e Educação dentro da escola, como forma de transformar a realidade de nossa cidade”.

“Na escola é que conseguiremos mudar a forma de pensar das pessoas, fazendo com que, desde cedo, os jovens tenham consciência de que devem ser protagonistas de sua saúde. Pretendemos atingir também pais e demais familiares através das ações do programa, pois somente através da sensibilização, educação e conscientização das pessoas é que conseguiremos melhorar a saúde em nosso município. Precisamos da contribuição de todos na construção de um futuro melhor”, ressalta.

Programa Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola (PSE) contribui para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos à saúde e atenção à saúde, visando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino.


Fonte: Wanderley Rasera

Reunião sobre o Programa Saúde na Escola Crédito: creditos
Legenda: Reunião sobre o Programa Saúde na Escola

 Galeria de Fotos

 Veja Também