Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

Agricultura

Ortigueira realiza V Seminário de Apicultura

Terça-feira, 29 de outubro de 2013

Última Modificação: // | Visualizada 1475 vezes

Evento acontece sexta-feira (01)


Ouvir matéria

Considerada a capital paranaense do Mel, com produção acima de 500 toneladas ano, Ortigueira realiza o V Seminário de Apicultura de Ortigueira e Região, no dia 01 de novembro. O evento, gratuito, abordará temas como Produção, Gastronomia, Valor Agregado, Comércio, Indicação Geográfica, Inovação e Apicultor. Inscrições podem ser feitas pelo site: portal.ortigueira.pr.gov.br/apicultura

Destacam-se na programação as palestras: “Cenário atual da Apicultura Brasileira e mundial”, “Oportunidades da apicultura no Paraná”, “Certificação, Indicação Geográfica e Marca Coletiva” e “Análise sensorial do mel”.

A presidente da Associação dos Produtores Ortigueirenses de Mel (APOMEL), Ana Mozuski Kutz, salienta a importância do evento para o produtor: “é necessário que o apicultor mantenha-se atento às novidades da área, bem como todas as questões que permeiam o negócio para que mantenha a qualidade e competitividade de seu produto”.

Fabricio Pires Bianchi, consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) na área de apicultura, destaca a oportunidade única de troca de conhecimentos entre entidades locais, apicultores, instituições paranaenses e de outros estados proporcionada pelo seminário.

“Incentivo ao produtor rural” é ponto chave de nossa administração, ressalta o Secretário da Agricultura, Wanderley Sartori do Carmo, atento à necessidade de se empenhar ao máximo para assistir ao importante setor da economia ortigueirense. “Buscamos, por meio dessa parceria com o SEBRAE, através do programa APIS, garantir meios para que a produção aumente, o apicultor se aperfeiçoe e nosso mel tenha a melhor qualidade possível, contribuindo para impulsionar o crescimento do município”, conclui.

Programa APIS Ortigueira

A apicultura ortigueirense atingiu níveis de excelência através de um trabalho realizado em parceria entre a Prefeitura Municipal de Ortigueira e o SEBRAE, resultante na iniciativa APIS Ortigueira, parte da rede APIS, de Apicultura Integrada e Sustentável, que atua em várias cidades brasileiras. Hoje o programa conta com vários parceiros, entre eles: APOMEL, Emater e Prefeitura Municipal, além do apoio de instituições como IAPAR, SENAR, UTFPR, Consórcio Energético Cruzeiro do Sul (responsável pela Hidrelétrica de Mauá) e Klabin (Projeto Puma).


Fonte: Wanderley Rasera

V Seminário de Apicultura de Ortigueira e Região Crédito: Arquivo
Legenda: V Seminário de Apicultura de Ortigueira e Região

 Galeria de Fotos

 Veja Também