Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

Saúde

Prefeitura promove palestra da Campanha Outubro Rosa

Sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Última Modificação: // | Visualizada 1649 vezes

Evento aborda importância da prevenção ao Câncer de Mama e de Colo de Útero


Ouvir matéria

Ontem (24), seguindo a programação de ações promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde para divulgar a campanha Outubro Rosa, foi realizada palestra, no Auditório Municipal, tratando da importância da prevenção ao Câncer de Mama e de Colo de Útero, visando a comunidade feminina ortigueirense. As secretarias municipais de Ação Social e de Educação foram parceiras na realização do evento, que contou, também, com o apoio da Klabin.

A palestra, a cargo da médica Juliene Victor de Barros, abordou desde questões técnicas a respeito das doenças, cuidados preventivos de primeira ordem a serem tomados, até relatos de experiências com a doença envolvendo pessoas próximas a elas. Houve, ainda, o testemunho de uma mulher que recentemente descobriu estar com câncer de mama.

“Ao nos engajarmos no Outubro Rosa, procuramos desenvolver um trabalho relevante, que surtisse efeito em alcançar os objetivos da campanha, alertando nossas mulheres sobre cuidados essências com a saúde, os quais não podemos jamais negligenciar”, ressaltou a Secretária Municipal de Saúde, Danielli Cristina Borges Freire Martinez.

Secretária Municipal de Ação Social, Susimara Campos Carneiro, destacou a importância da audiência expressiva da palestra, reafirmando a importância da construção dessa rede de divulgação abrangente que se formou em prol da campanha e do bem-estar feminino.

Presente ao evento, a Prefeita Municipal, Lourdes Banach, reafirmou o compromisso da administração em apoiar toda e qualquer ação que beneficie a população ortigueirense.

Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é realizado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

No Brasil, o Outubro Rosa teve seu inicio em 2008, e desde então, várias marcas que têm como princípio o bem-estar e o cuidado das mulheres aderiram à campanha. A ideia é lembrar a população feminina da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.


Fonte: Wanderley Rasera

Médica salienta importância da prevenção Crédito: creditos
Legenda: Médica salienta importância da prevenção

 Galeria de Fotos

 Veja Também