Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388 42-99122-5102

Meio Ambiente

Ortigueira ? escolhida para Programa de Energias Renov?veis Alternativas

Quarta-feira, 20 de março de 2013

Última Modificação: // | Visualizada 1479 vezes

PROGRAMA ERA


Ouvir matéria

Na tarde desta quarta-feira (20/03), o município de Ortigueira recebeu a visita do representante do Instituto Brasil, Antonio Carlos Oliveira. O instituto gerencia o Programa de Energias Renováveis Alternativas - ERA, em parceria com a ONG Italiana GVC, e Ortigueira está entre as 50 cidades do Brasil selecionadas para fazer parte do programa.

Serão contemplados municípios nos estados de Minas Gerais, Bahia, Paraná e Santa Catarina. Além dos municípios no Brasil, o programa também irá selecionar dez cidades na Argentina.

Os requisitos para a seleção do município é que possua menos de 25 mil habitantes e a presença da agricultura familiar. A partir de então, busca-se identificar o potencial para a produção de energia alternativa - eólica, solar, de biomassa e hídrica. 

O diagnóstico resultará em um Plano Diretor Municipal de Energias Limpas e Renováveis - PDEA, que contempla uma análise das potencialidades energéticas locais, as modalidades possíveis e os custos de implementação, além de um plano de captação de recursos (privados e públicos), dando a este trabalho o nome de Agenda Verde Municipal.

Segundo Oliveira, um estudo como este seria um custo elevado para uma prefeitura. \"Um Plano Diretor de Energias Limpas e Renováveis não sairia por menos de R$ 50 mil para o município, e nós estamos fazendo sem custos. Se o município tiver interesse em implementar um programa de energia alternativa, o caminho estará traçado\", explica.


Fonte: Fernanda Rodrigues

 Galeria de Fotos

 Veja Também