Segunda-feira, 11 de março de 2013
Última Modificação: // | Visualizada 1767 vezes
NOVA METODOLOGIA
Ouvir matéria
Aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conhecer, aprender a conviver e aprender a empreender. Esses são os pilares da Educação Empreendedora que vêm sendo trabalhados com cerca de 60 professores da rede municipal de educação durante esta semana (de 05 a 07 de março).
A formação faz parte do Programa Educação Empreendedora, resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Sebrae/PR. O programa será implantado como projeto piloto em três escolas municipais: Escola Municipal Nilson Gorski, Escola Municipal Cecilia Batista Matos e Escola Municipal Dr. Getúlio Vargas. A capacitação foi ministrada pela consultora Isabel Cordélia Rodrigues.
O objetivo da metodologia é preparar as crianças para que inovem e ofereçam valores positivos para a coletividade, na área de atuação que escolherem. São trabalhados temas como o sonho e o que fazer para alcançá-lo, autoconhecimento, oportunidades, criatividade, entre outros.
Segundo a Secretária de Educação, Elizete Campos, a pedagogia empreendedora vem dando ótimos resultados em outros municípios e em Ortigueira a proposta deve apresentar resultados em breve.
\"Nossa expectativa é que as crianças saiam da escola acreditando nos sonhos que elas têm. A ideia não é criar no aluno o desejo de abrir uma empresa, mas sim motivá-lo para correr atrás do que ele quer, inclusive abrir uma empresa, se esse for o sonho dele. Vamos trabalhar no aluno a habilidade de enfrentar as dificuldades e superá-las, ou seja, é uma metodologia que irá promover uma mudança na vida dele\", explica.
A prefeitura investiu R$ 20 mil no programa, que futuramente poderá ser implantado em todas as escolas do município. Dentre os 60 professores que participam da capacitação, 15 deles serão treinados para repassar a metodologia da \"Educação Empreendedora\" para os demais professores da rede municipal.
\"Os professores estão gostando da capacitação e o contato com a metodologia está sendo muito positivo. Acreditamos que, após o projeto piloto, conseguiremos implantar em todo o município\", conclui a secretária.
Fonte: Fernanda Rodrigues