Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388 42-99122-5102

Sa?de

Contra a dengue: Campanha coleta mais de 80 toneladas de lixo e entulhos

Terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Última Modificação: // | Visualizada 1343 vezes

MUTIRÃO PELA SAÚDE


Ouvir matéria

No último sábado (23/02), um mutirão contra a dengue foi formado pelas Secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Agricultura, Obras e Transportes, e Educação. Ao todo, 110 profissionais fizeram parte do mutirão, que passou pelos bairros de Ortigueira coletando materiais que poderiam acumular água e resultar na formação da larva do mosquito da dengue. A campanha também teve o apoio da 21ª Regional de Saúde (de Telêmaco Borba).

Ao todo, foram coletadas 50 toneladas de lixo, 30 toneladas de entulho e 8 cargas de caminhão contendo apenas pneus. Também foram levados materiais explicativos para a população, de como manter os quintais limpos e livres de água parada, para que se evite a proliferação do mosquito.

A iniciativa do mutirão partiu da necessidade de se evitar a doença nesta época do ano. Além disso, alguns focos com a larva do mosquito Aedes albopictus (transmissor potencial do vírus da dengue) foram encontrados no município em pontos específicos. Assim como o mosquito da dengue, ele se reproduz em água limpa e parada.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Ana Maria Gerei, a campanha trouxe resultados positivos.  \"As crianças das escolas do município levaram para casa o saco de lixo para a coleta dos materiais, além de folders explicativos. No sábado, a equipe passou recolhendo o lixo e o entulho. Foi uma parceria muito boa entre as secretarias, que teve um ótimo resultado\", considerou.

Ainda de acordo com a secretária, no Bairro dos França, a campanha surpreendeu. \"A população deixou tudo separado e colaborou muito, realmente entenderam o recado e o perigo que a dengue representa\", disse.



Fonte: Fernanda Rodrigues

legenda Crédito: creditos
Legenda: legenda

 Veja Também