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Ind?stria e Com?rcio

Campanha \"Limpe seu Nome\" reduz inadimpl?ncia de devedores em Ortigueira

Segunda-feira, 15 de outubro de 2012

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CIDADE EMPREENDEDORA


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A campanha \"Limpe seu Nome\" trouxe resultados positivos para empres?rios e consumidores. A a??o foi realizada em parceria entre a Associa??o Comercial e Industrial de Ortigueira (ACIO) e o Comit? Gestor Cidade Empreendedora, no m?s de agosto. A campanha teve a ades?o de grande parte do com?rcio local, inclusive de institui?es banc?rias.

O objetivo da iniciativa foi \′limpar\′ o nome de clientes devedores, oferecendo ao com?rcio a possibilidade de reduzir a inadimpl?ncia. Durante a campanha, os consumidores quitaram d?vidas sem corre??o de juros no com?rcio local para, em troca, n?o terem mais restri?es na lista do Servi?o Central de Prote??o ao Cr?dito (SCPC). Nas institui?es banc?rias, os devedores puderam renegociar os dividendos, em condi?es diferenciadas.

\"Ortigueira ? uma das cidades do Paran? com maior ?ndice de inadimpl?ncia. A campanha apresentou bons resultados e pretendemos promov?-la novamente em dezembro, quando os consumidores contam com o d?cimo terceiro sal?rio para sanar as d?vidas\", diz Wilson Bonin, presidente da ACIO.

Na opini?o de Fabr?cio Pires Bianchi, consultor do Sebrae/PR, a campanha beneficiou sobretudo os empres?rios, que tiveram uma oportunidade de reduzir a inadimpl?ncia, al?m de realizar novos neg?cios. \"Os consumidores que estavam com o nome \′sujo\′ tornaram-se potenciais compradores, principalmente a cr?dito. Isso contribuiu com o aumento nas vendas e, consequentemente, com o aquecimento da economia do munic?pio.\"

Resultado

Wilson Bonin tamb?m ? empres?rio do setor de cal?ados em Ortigueira e participou da campanha. Apenas na empresa dele, as d?vidas chegavam a R$ 86.578. Durante a a??o, conseguiu recuperar R$ 6.711. \"O valor n?o chega a 10% do total, mas ? consider?vel, porque acredit?vamos que o dinheiro j? estava perdido. At? clientes que estavam devendo h? 11 anos e que n?o tinham mais o nome na lista do SCPC acertaram as contas.\"

Lucimare Peixoto Carlesse, gerente de atendimento do Sistema de Cr?dito Cooperativo Brasileiro (Sicredi) e integrante do Comit? Gestor do Cidade Empreendedora, programa do Sebrae/PR que investe na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, acredita que a campanha quebrou paradigmas. Por meio da divulga??o em r?dios e de panfletagem, os consumidores foram informados sobre a possibilidade de limpar seu nome.

\"Eles aprenderam que todo mundo est? sujeito a contrair d?vidas por motivos diversos, como situa??o de doen?as na fam?lia ou desemprego. A campanha quebrou a resist?ncia e eles se sentiram a vontade para renegociar.\"

Ela acrescenta que grande parte dos consumidores n?o tinha condi?es de quitar as d?vidas naquele momento, mas se interessaram em fazer uma renegocia??o. \"Com certeza, iremos colher os frutos da campanha nos pr?ximos meses\", avalia Lucimare Carlesse.

Fonte: Fernanda Rodrigues

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