Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

Educa??o

Inova??o: Ortigueira realiza mapeamento de estradas rurais para otimizar transporte escolar

Sexta-feira, 01 de junho de 2012

Última Modificação: // | Visualizada 2757 vezes

NOVA FERRAMENTA


Ouvir matéria

O município de Ortigueira, um dos mais extensos do Paraná, está realizando o mapeamento de todas as estradas rurais do interior do município para otimizar o sistema do transporte escolar. A ferramenta, já em fase de conclusão, foi desenvolvida pela empresa Senografia, de Curitiba. O sistema será similar ao Google Earth, com características específicas das estradas do município, como pontes, condição de acesso, dificuldades na passagem, áreas de alagamento, etc.

A cada ano, são gastos mais de R$ 3 milhões com o transporte escolar, o que inclui custos elevados com o abastecimento e manutenção de veículos. As linhas do transporte escolar chegam hoje a 256 e são atendidos mais de 4 mil alunos.

O principal objetivo com a otimização é verificar quais são as melhores rotas para o transporte escolar, diminuindo distâncias, de acordo com o local em que mora cada aluno.

Segundo o técnico da empresa, Sérgio Mario Antol, o sistema é completo e preciso. \"Esperávamos encontrar 3.500 quilômetros de estradas onde é possível que o ônibus passe, mas concluímos que é possível trafegar em apenas 1.300. O sistema irá com certeza mudar pra melhor a realidade dos alunos e modificar o planejamento das linhas do transporte escolar\", explica o técnico da empresa.

A partir do mapeamento, também poderá ser realizado um planejamento eficaz sobre quais estradas são prioritárias para reformas e melhorias, a partir da ferramenta desenvolvida.

Segundo o prefeito, Geraldo Magela, o novo sistema será inovador. \"Queremos a melhor forma para buscar todos os alunos em suas residências, para que ninguém fique sem o transporte escolar. Hoje, temos a informação de que elevamos consideravelmente nossos índices de educação e isso se deve principalmente ao transporte escolar, porque o aluno frequenta a aula, não abandona a escola e consequentemente, melhora suas notas\", considera o prefeito.

A ferramenta desenvolvida pela empresa Senografia também poderá auxiliar outras áreas do município, como a localização precisa de postos de saúde, pontos turísticos, residências no interior, estradas rurais, entre outras, facilitando o planejamento de diversos projetos.


Fonte: Fernanda

 Galeria de Fotos

 Veja Também