Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388 42-99122-5102

Meio Ambiente

Projeto \"Escola Carbono Zero\" deste ano ? encerrado em Ortigueira

Terça-feira, 29 de novembro de 2011

Última Modificação: // | Visualizada 1792 vezes

EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Ouvir matéria

Na tarde desta terça-feira (29) foi realizado o encerramento do projeto \"Escola Carbono Zero 2010 - 2011\". O projeto aconteceu entre 2010 e 2011 e reuniu educadores e alunos da Escola Laudemar Alves da Silva (Caete), da Escola Nilson Gorski e da Escola Getúlio Vargas (Vila Godoy).

Além de professores da rede de ensino de Ortigueira, estavam presentes na cerimônia o prefeito do município, Geraldo Magela; o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Alcides Cândido Maia;  a representante do Consórcio Energético Cruzeiro do Sul, Alcione Herculano; o Secretário Executivo do Copati, Janderson Marcelo Canhada; a educadora ambiental Liliana Casagrande Luis; e o representante da Emater, Antonio.

Para o prefeito, Geraldo Magela, o projeto gerou resultados positivos para o município. \"É uma ótima iniciativa da Copati. Se atingirmos 10% do que esperávamos, já teremos aí um excelente avanço no processo de sensibilização ambiental. Ações como essa, de organizações não governamentais, fazem toda a diferença para a população da cidade, do Brasil e de toda a aldeia global. É o desafio da sustentabilidade\", disse.

O secretário executivo do Copati, Janderson Marcelo Canhada, agradeceu a possibilidade de realizar uma série de ações com as escolas em Ortigueira. \"A ação mais importante que desenvolvemos foi a educação ambiental. As pessoas hoje não se sensibilizam  para cuidar do meio ambiente com carinho e respeito. Queremos fazer com que elas, desde cedo, entendam que isso é muito mais uma questão educacional do que financeira e que o meio ambiente é um dos setores da sociedade que precisa ser respeitado\", considerou.

Para comemorar o encerramento do projeto foi realizado um sorteio entre os professores. A sorteada foi Eliane Zeni, da Escola Geltúlio Vargas. A professora e a escola receberam um netbook cada e os alunos da turma irão conhecer a obra da Hidrelétrica de Mauá.

2011 - O diferencial do projeto \"Escola Carbono Zero\" é que alunos e professores se envolvem, passam a calcular a quantidade de gás carbônico emitido pela escola (por meio de gás, eletricidade e combustível) e realizam então o plantio de árvores para compensar essas emissões.

Entre os anos de 2010 e 2011, foram realizadas várias atividades com os alunos sobre a preservação do meio ambiente: palestras, atividades em grupo, cálculos do gás carbônico emitido, recuperação de árvores degradadas, plantio de plantas ao redor da escola, acompanhamento do processo de germinação de plantas, entre outras. Em 2012, as ações do projeto devem prosseguir com a divulgação dos resultados e novas ações.




Fonte: Fernanda Rodrigues

 Galeria de Fotos

 Veja Também