Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

Obras e Transportes

Cohapar anuncia 853 casas para regi?o dos Campos Gerais

Segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Última Modificação: // | Visualizada 3841 vezes

CASAS POPULARES


Ouvir matéria

O Governo do Estado anunciou, por meio da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), a construção de 853 novas moradias em 18 municípios da região dos Campos Gerais. São 623 casas urbanas e outras 230 rurais que fazem parte do programa Morar Bem Paraná.

Foram assinados convênios para casas urbanas nas cidades de Arapoti, Ivaí, Jaguariaíva, Piraí do Sul, Reserva, Sengés e Ventania, totalizando 623 unidades. Também foram assinados os convênios de casas rurais que vão beneficiar 230 famílias das cidades de Arapoti, Carambeí, Castro, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi, Ventania.

Segundo o presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, a parceria com a Caixa Econômica é a fórmula de sucesso do programa habitacional do Estado. \"Habitação é o sustentáculo para o resgate social Se não fosse a Caixa, o Morar Bem Paraná não teria esse sucesso que já estamos conquistando. Temos o mesmo objetivo, que é levar dignidade para quem ainda vive em condições precárias\", disse.

Antonio El Achkar, prefeito de Piraí do Sul, afirmou que é necessário reconhecer o esforço do Governo do Paraná: \"Este é o primeiro convênio que assino com o governo em três anos de administração\".

O presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e prefeito de Porto Amazonas, Miguel Tadeu Sokulski, disse que as novas moradias são mais um passo para o desenvolvimento da região: \"Famílias de localidades rurais ou de perímetro urbano que não possuem a estrutura básica de moradia terão agora uma casa de verdade e qualidade de vida melhor\".

Rosangela Tavares Bach, gerente geral da Caixa Econômica de Ponta Grossa, ressaltou a importância das parcerias. \"Vivemos um momento em que todos têm um único objetivo, que é proporcionar o bem-estar às famílias através da habitação. É importante destacar a atenção que o Governo do Estado está dando à habitação rural. É desse tipo de valorização que o homem do campo precisa\".

Para o prefeito de Ponta Grossa, Pedro Wosgrau Filho, a parceria da Cohapar com a Caixa Econômica é interessante para todas as prefeituras. \"Vamos ver a construção de milhares de casas no Paraná e também vamos lutar para que a região dos Campos Gerais seja cada vez mais beneficiada\".

MORAR BEM PARANÁ - É o programa que define a nova política habitacional do Estado e garantirá o atendimento a 100 mil famílias paranaenses nos próximos quatro anos. O programa abrange medidas de regularização fundiária, o financiamento para construção de novas unidades e a melhoria de moradias urbanas e rurais. O Morar Bem Paraná será implementado por meio de cooperação técnica da Cohapar com a Caixa Econômica Federal.

MORAR BEM PARANÁ RURAL - O programa vai atender, nos próximos quatro anos, 10 mil famílias com casas novas e outras 4 mil com reformas e ampliações. É uma parceria entre a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Caixa Econômica Federal e Cooperativas de Agricultores.

Os recursos, provenientes do governo federal através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), podem chegar a R$ 25 mil por casa, dependendo da renda familiar do agricultor. O Governo do Estado também pode entrar com subsidio para complementar a mão de obra.


*Fonte: Agência Estadual de Notícias (AEN) http://www.aen.pr.gov.br/

Fonte: Fernanda Rodrigues

 Galeria de Fotos

 Veja Também