Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

Apicultura

Apicultores ortigueirenses trocam experi?ncias em evento internacional

Sexta-feira, 07 de outubro de 2011

Última Modificação: // | Visualizada 2659 vezes

APIMONDIA 2011


Ouvir matéria

Novidades da apicultura mundial foram o ponto forte do 42º Apimondia, maior congresso mundial da área de apicultura, que este ano aconteceu na Argentina, no final de setembro. Um grupo de apicultores de Ortigueira participou do evento,  acompanhado pela equipe técnica do Programa Apis Ortigueira, pelo secretário de Agricultura, Geraldo Magela Fraga do Nascimento e pela secretária de Indústria, Comércio e Turismo, Vera Lúcia B.F. do Nascimento.

O evento em Buenos Aires reuniu cerca de 10 mil participantes de 70 países. No evento foram realizadas várias apresentações científicas internacionais e entre elas, duas sobre a qualidade do mel ortigueirense. Os trabalhos apresentados são resultados parciais de uma pesquisa de análise que vem sendo desenvolvida pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR), com a participação do Sebrae/PR e apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI). O projeto envolve 45 produtores do município.

Também foram realizadas mesas Redondas com temas específicos e conferências com especialistas de vários países, em que os apicultores puderam ter contato com as novidades do setor e comprar novas ferramentas, que já podem aplicar no dia a dia para otimizar a produção.


IMPORTÂNCIA PARA APICULTURA LOCAL

Os apicultores ortigueirenses Antonio José Ribeiro, José Kutz, Daniel Cordeiro e Valdemar Kieltyka, participaram de uma reunião com a presidente do comitê organizador do Apimondia 2013, Tetyana Vasykivska, que será realizado na Ucrânia. A secretária de Indústria, Comércio e Turismo, Vera Lucia B.F. do Nascimento, o consultor do Sebrae Fabricio Pires de Bianchi e o agente de local de inovação, Pablo Gomes Martinez também participaram da reunião, que discutiu o evento de 2013 e como será a participação dos apicultores de Ortigueira.

O grupo também participou de uma reunião com representantes da APEX - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento, da ABEMEL - Associação Brasileira de Exportadores de Mel, e com a coordenadora da rede apícola do Sebrae Nacional, Fátima da Costa Lamar, em que foram apresentados os trabalhos científicos sobre o mel do município e iniciado o processo de participação da apicultura de Ortigueira no Congresso Brasileiro de Apicultura 2012, que acontecerá em Gramado - RS.

Além das reuniões, o conhecimento adquirido na feira pelos apicultores será relevante para o desenvolvimento da apicultura local. O foco das palestras foi o comércio internacional, uma forma de estímulo à comercialização para novos mercados. Também foram apresentadas novas tecnologias de automação e de equipamentos apícolas.

Para o consultor do Sebrae, Fabricio Pires Bianchi, o evento foi importante para que os apicultores visualizassem os rumos da apicultura mundial e como ela tem se mostrado em vários países. \"Nossos produtores puderam conversar com empresas que são referência no mundo todo. Tiveram a oportunidade de trocar informações sobre a diversidade da apicultura em países como Turquia, Japão, Canadá, China, Ucrânia e de toda a Europa. Foi uma interação extremamente importante e que com certeza vai gerar resultados positivos em breve\", disse.

Um dos diferenciais do evento foi área da inovação tecnológica. Além de produtores, representantes de empresas brasileiras que fabricam máquinas industriais para a apicultura, como a APITEC - Maringá, participaram do evento para observar as novidades mundiais. \"Com certeza essa participação empresarial irá influenciar a produção de novas máquinas e consequentemente, facilitar a vida do produtor\", conclui Fabricio.








Fonte: Fernanda Rodrigues

 Galeria de Fotos

 Veja Também