Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

Cursos

Cursos de doces artesanais e bombons formam 45 alunos

Quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Última Modificação: // | Visualizada 2549 vezes

PROFISSIONALIZAÇÃO


Ouvir matéria

Os cursos de doces artesanais e bombons promovidos pela Secretaria Municipal de Ação Social formaram, no início de setembro, 45 pessoas, que receberam certificados e estão aptas a ingressar no mercado de trabalho, seja por conta própria ou por contratação.

Ambos os cursos tiveram carga horária de 21 horas, não tiveram custo para os participantes e foram ministrados pelo professor Gervásio Tono, do Senac. \"Foi uma grande satisfação. Todos os que se formaram têm podem seguir na área. Vejo nelas (alunas) uma vontade inclusive de se unir e acho que há grande chances de dar certo. Elas não devem querer competir no mercado, mas sim seguir unidas para obter mais sucesso\", disse Gervásio.

A secretária da Ação Social, Ariane Cristine Leal do Nascimento, acredita que o curso foi uma porta de entrada para o mercado de trabalho e uma ótima oportunidade de geração de renda. \"Esse é o tipo de curso voltado para a população carente e que pode dar ótimos resultados. É o caso do curso que fizemos durante a páscoa. Participaram 33 mulheres, que depois venderam os ovos de páscoa que produziram em uma feira que promovemos. Ao todo, elas conseguiram superar sete mil reais em vendas. Se elas se unirem, podem alcançar uma meta como essas também\".


EMPREENDEDORISMO

Durante o curso, os participantes receberam orientações para que possam seguir o caminho da formalização. A responsável pelo Ponto de Atendimento ao Empreendedor do Sebrae e chefe da divisão de comércio do município, Ana Paula Justus, deu uma palestra sobre o empreendedor individual. \"É uma forma de estimular a formalização, em um ramo de atividade que tem carência no município. Elas entenderam que a formalização é simples e pode ajudá-las muito no futuro\".


NOVIDADES

Segundo o coordenador dos cursos, Bruno Fontanetti, os cursos da secretaria são  programados de acordo com a demanda e também para trazer novidades para o mercado local. \"Promovemos cursos em áreas que precisam de trabalhadores, assim como em outras que ainda não existem no município, como foram os casos do curso de doces e o de bombons. Também programamos para esse ano um curso de receitas usando como principal ingrediente o mel. Queremos aproveitar o potencial do município, com seu produto mais importante e com certeza ajudar no desenvolvimento local\".

Fonte: Fernanda Rodrigues

 Galeria de Fotos

 Veja Também