Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

Sa?de

Movimentos Sociais promovem ato p?blico pelo S?o Francisco

Terça-feira, 13 de setembro de 2011

Última Modificação: // | Visualizada 1937 vezes

Hospital São Francisco


Ouvir matéria

Um grupo com aproximadamente 70 pessoas ligadas a movimentos sociais estiveram hoje (13/09) reunidas em frente ao Hospital São Francisco como forma de protesto pelo fechamento da unidade.

As lideranças do movimento não aceitam a justificativa dada pela Fundação de Assistência Social e Promoção Social de Ortigueira, de falta de recursos o fechamento do hospital. \"O hospital é dos trabalhadores rurais que atende a toda a população de Ortigueira e ele jamais pode ficar fechado. Se a administração da fundação endividou o hospital, que ela pague por este endividamento\", afirmou um dos coordenadores do movimento, Valdecir Bordignon.

A população que acompanhou a movimentação lamenta pelo fechamento do hospital, porém não sentiu tanto o efeito. \"Na última vez que fui ao hospital fui muito bem atendida, é uma pena que ele tenha fechado, mas quando precisamos procuramos o posto de saúde e também conseguimos os encaminhamentos\" comentou a senhora Leonor Juventina de Godoy. Já para a senhora Terezinha Galhanaço de Oliveira mesmo com a unidade fechada ela conseguiu o atendimento que procurava em uma UBS de sua região, \"como eu sabia que o hospital estava fechado, procurei o atendimento na Linha Formosa e fui muito bem atendida\" disse.

O Secretário de Saúde, Cláudio de Souza disse que o município não pode interferir nas questões do hospital, por se tratar de uma entidade filantrópica. Porém a Administração se preparou para que a população não ficasse sem atendimento. \"No mesmo dia em que o Hospital fechou suas portas, nós colocamos em funcionamento o Pronto Atendimento Municipal, que presta um serviço semelhante ao que era prestado pelo São Francisco, com uma equipe que conta com médico, enfermeiros e auxiliares preparados para prestar um atendimento ambulatorial emergencial\", explicou. \"Quem necessitar de atendimento, deve procurar o PAM que conta inclusive com uma ambulância de plantão, para o transporte de pacientes quando necessário e está equipada com seis leitos e uma aparelhagem de suporte básico de vida\" disse Cláudio.


Fonte: Marcos Sanches Assessoria de Comunicação

Manifestantes passaram o dia concentrados em frente ao Hospital Crédito: Assessoria de Imprensa
Legenda: Manifestantes passaram o dia concentrados em frente ao Hospital

 Galeria de Fotos

 Veja Também