Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

Agricultura

Produtores participam de tarde de campo do Iapar

Segunda-feira, 05 de setembro de 2011

Última Modificação: // | Visualizada 1621 vezes

PARCERIA COM IAPAR


Ouvir matéria

Produtores de leite e técnicos de Ortigueira participaram no último dia 31, da tarde de campo realizada pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), na Estação Experimental de Santa Tereza do Oeste, a 500 km de Ortigueira. Cerca de 150 pessoas entre técnicos, agricultores e estudantes participaram do evento. Ao todo foram nove participantes de Ortigueira.

Durante a tarde foram mostrados cultivares de trigo, triticale, aveia e centeio e ainda técnicas de manejo de forrageiras.

Além de trazer novos conhecimentos para a área, a participação do grupo de Ortigueira também tinha o objetivo de firmar a parceria com o Iapar, para que o Instituto forneça as sementes de verão (como o capim pioneiro) e inverno aos produtores, que agora vão integrar a rede de agricultores de referência.

Segundo a Médica Veterinária Alice Regina Padilha, participar da tarde de campo foi um passo importante. \\\"Foi ótimo para consolidarmos a parceria, além de ser uma bagagem de informação sobre o mercado e as novidades tecnológicas para os produtores, que ainda não conheciam muito do que foi apresentado. Eles começam a visualizar novas oportunidades para a produção\\\", explica Alice.


Visita à Ortigueira

Depois do dia 20 de setembro, representantes do Iapar devem fazer uma visita à Ortigueira , para conhecer algumas propriedades participantes da rede de referência e orientar os produtores sobre as cultivares específicas para a região.


Sustentabilidade na produção

Durante a tarde de campo, foram apresentadas técnicas de manejo e adubação de pastagens e forrageiras, como aveia IAPAR 61 e IPR 126 e azevém. De acordo com o pesquisador Elir de Oliveira, do Iapar, o evento trouxe variedades para a sustentabilidade na produção de leite e de carne. \\\"Tradicionalmente os produtores, de todo o estado, plantam aveia preta comum. Nossa ideia foi mostrar a variedade do Iapar que é de ciclo longo. Ela possibilita 50 dias de pastejo a mais que a maioria dos materiais plantados, o que faz uma diferença muito grande no final das contas\\\".

Segundo ele, os agricultores que tem adotado esse sistema tem aumentado de 4 a 6 litros de leite por vaca em lactação por dia, devido a maior oferta de matéria seca no fim do inverno e início da primavera. \\\"Nossas variedades são de alta qualidade com teor de proteína na casa de 25%\\\", acrescenta Elir.

Mais informações: www.iapar.br



Fonte: Fernanda Rodrigues

 Galeria de Fotos

 Veja Também