Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

Saúde

Nós Podemos Ortigueira realiza palestra para 400 adolescentes

Quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Última Modificação: // | Visualizada 2012 vezes

Conscientização na Adolescência


Ouvir matéria

Adolescente conversando com adolescente, esta é a idéia que o projeto “SESI Amiga Menarca” tenta implantar em Ortigueira como umas das ações do “Nós Podemos Ortigueira” – objetivo 6 do ODM.

Neste sentido foi realizado no Clube Recreativo Ortigueirense, pela Secretaria Municipal de Saúde, uma palestra sobre sexualidade na adolescência com aproximadamente 400 alunos entre 12 e 14 anos dos colégios SESI e Altair Mongruel.

Os enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde, Luana Moura e Eduardo Evangelista abordaram junto aos jovens vários temas que ainda são tabus dentro de casa, como as mudanças no corpo dos meninos e meninas na adolescência, DST’s, métodos contraceptivos entre outros. Mas diferente das típicas palestras, o encontro ocorreu de forma bem descontraída e com troca de experiências.

Segundo Luana o objetivo deste primeiro encontro é o da conscientização, “primeiro nós precisamos conscientiza-los e informa-los sobre o assunto para que possamos formar grupos de adolescentes voluntários e capacitados que também façam esta interação com outros jovens, assim o diálogo fica mais fácil e produtivo” explicou.

A idéia de jovem conversando teve início na cidade de Ponta Grossa, com o projeto “SESI Amiga Menarca” que prepara grupos de alunas do próprio Colégio SESI para atuar junto à comunidade, especialmente em escolas públicas, sob a coordenação de um professor.

Evangelista disse que esta é uma idéia que vem mostrando bons frutos por onde foi implantada “nós sabemos que é difícil tanto por parte dos jovens quanto por parte dos pais, falar de sexualidade dentro do lar, os adolescentes ficam mais confortáveis para falar sobre a sexualidade com outros adolescentes isso facilita a conscientização quando o assunto é a prevenção e em Ortigueira também formaremos grupos de meninos”.

O projeto do SESI tem parceria com a SOGIPA (Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Estado do Paraná) nos escritórios locais é voltado para a orientação e prevenção da gravidez, doenças sexualmente transmissíveis e valorização da mulher.  

Fonte: Marcos Sanches Assessoria de Comunicação

400 adolescentes participaram da palestra Crédito: Assessoria de Imprensa
Legenda: 400 adolescentes participaram da palestra

 Galeria de Fotos

 Veja Também