Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

Educação

Programa Empreendedorismo do Jovem Rural abre inscrições

Terça-feira, 30 de agosto de 2011

Última Modificação: // | Visualizada 1919 vezes

PEJR


Ouvir matéria

Estão abertas as inscrições para a nova turma do Programa Empreendedorismo do Jovem Rural (PEJR). O programa é uma iniciativa do Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (CEDEJOR) no Território Caminhos do Tibagi (TCT) e abrange principalmente os municípios de Tamarãna, Ortigueira, Imbaú, Reserva, Tibagi, Telêmaco Borba, Curiúva, Ventania e Figueira.


 As inscrições se encerram em 29 de novembro. Os interessados devem ter entre 17 e 29 anos, ter concluído o ensino médio e residir nos municípios rurais do território ou em localidades próximas ao TCT. A carga horária do curso é de 10 meses, sendo 15 semanas no núcleo – Unidade Social, em Tibagi .

Os jovens que moram no interior dos municípios também poderão fazer parte do programa, desde que tenham interesse em realizar projetos voltados à agricultura familiar e desenvolver outras atividades em seus municípios (eco e agroturismo, agroindustrias, prestação de serviços para residentes em propriedades rurais, comércio de produtos da agricultura familiar ou desejo de desenvolver atividades em propriedades rurais).

Metodologia

A metodologia aplicada é a Pedagogia de Alternância. Os jovens passam uma semana no núcleo e duas semanas na propriedade. Dentro da formação, a pessoa desenvolve, teórica e praticamente, o empreendedorismo sustentável e solidário. A ação se realiza em três diretrizes: humana, técnica e gerencial. O objetivo é promover o aumento de renda e da qualidade de vida, mantendo o protagonismo dos jovens e suas famílias no território.

Processo seletivo 

O processo seletivo acontece no dia 05 de dezembro em Tibagi e no dia 07 de dezembro em Curiúva. A formação não tem custo, sendo necessário apenas que o jovem leve para as semanas presenciais roupa de cama, utensílios de higiene pessoal, caderno e caneta.

Inscrições

Em Ortigueira, as inscrições devem ser feitas no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Os interessados devem retirar a ficha de inscrição e devolvê-la preenchida.

A ficha também está disponível no anexo, e pode ser levada ao Sindicado após preenchimento.

Mais informações pelo e-mail cedejortct@yahoo.com.br.


Conheça mais o PEJR e o CEDEJOR:

http://www.cedejor.org.br/

http://juventudechaodesonhos.blogspot.com/


•   Ficha de Inscrição - CEDEJOR

Fonte: Fernanda Rodrigues

legenda Crédito: Cedejor
Legenda: legenda

 Galeria de Fotos

 Veja Também