Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

Sa?de

Confer?ncia de Sa?de contou com a participa??o de mais de 250 pessoas

Terça-feira, 26 de julho de 2011

Última Modificação: // | Visualizada 1239 vezes

Conferência Municipal


Ouvir matéria

Foi realizada na última quarta-feira (20/07) a 8ª Conferencia Municipal de Saúde de Ortigueira com o tema: “SUS reflexo de Cidadania”. O evento aconteceu no salão Paroquial da Igreja Matriz.

O evento contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, além de servidores do município e representantes da sociedade civil organizada totalizando uma media de 250 participantes.

O prefeito Geraldo Magela ressaltou que o cidadão merece um atendimento de qualidade em todas as esferas da sociedade, tanto público quanto privado ainda mais quando o assunto é saúde. “Nossa preocupação com a saúde e com a população sempre foi muito grande, tanto que realizamos concurso público para colocar pessoas capacitadas nos Postos de Saúde, com isso melhoramos nosso quadro profissional e consequentemente o atendimento à população”.

O Diretor da 21ª Regional de Saúde, Roberto Amatuzzi Franco ministrou uma palestra sobre a construção das redes de atendimento no estado. Ele também lembrou que “estamos trabalhando para que o Hospital Regional de Telêmaco Borba seja um centro de referência para a região, principalmente na questão materno-infantil”.

O Secretário municipal de Saúde, Cláudio de Souza também lembrou que o SUS é “o maior plano de saúde do mundo, copiado e implementado por diversos países”. Souza aproveitou o momento para agradecer o trabalho que os antigos conselheiros vinham desenvolvendo e pediu para que “a pessoa que se candidatar para ser um conselheiro, faça isso de coração, pois só assim faremos do SUS um serviço de excelência para a população” finalizou.

Em outro momento os participantes dividiram-se em pequenos grupos para discutir sobre diferentes tópicos de relevância para a saúde pública do município.

Os itens tratavam sobre: financiamentos, controle social, vigilância em saúde, gravidez na adolescência, mortalidade materno infantil, saúde bucal, saúde indígena, saúde mental, álcool e drogas, saúde do homem e saúde da mulher.

Cada grupo adotou um dos temas e levantaram planos de ação que podem ser adotados pelo Governo Municipal para melhorar as políticas públicas de saúde dentro do município.

Ao final do evento, foram eleitos os novos Conselheiros Municipais de Saúde que irão trabalhar como fiscalizadores da administração dos recursos destinado à saúde em Ortigueira. No total foram eleitas oito pessoas de diferentes esferas da sociedade, sendo: 02 representantes dos trabalhadores da saúde, 04 usuários, 01 dos prestadores de serviços e 01 representante da administração municipal.

Fonte: Marcos Sanches

 Galeria de Fotos

 Veja Também