Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

Sa?de

Hemepar realiza campanha em Ortigueira

Quarta-feira, 13 de julho de 2011

Última Modificação: // | Visualizada 1492 vezes

Doação de Sangue


Ouvir matéria

O Hemepar, através da Unidade de Coleta de Transfusão de Sangue de Telêmaco Borba (UCTS/TB), mobiliza a população de Telêmaco e Ortigueira para Campanha de Doação de Sangue no mês de julho.

No dia 19 (terça-feira) a coleta de sangue acontecerá na Sede do Rotary Clube em Ortigueira, no horário das 8h30 às 16h30, com intervalo para almoço.

Dia 21 (quinta-feira) é a vez de Telâmaco Borba, onde a Campanha se concentrará no Colégio Adventista, localizado na Rua Professor Ney de Oliveira Pimenta, 84 no Centro.

De acordo com a assistente social do Hemepar/TB, Eliane Pukanski, a Campanha realizada em Ventania, no Salão Paroquial da Igreja Católica São Roque, no dia 28 de junho (terça-feira), possibilitou a coleta de 72 bolsas de sangue.

“Foi uma ótima campanha, nos preocupamos porque nestes meses de junho e julho caem o volume de doadores e consequentemente os estoques. Por isso, intensificamos o nosso trabalho e sempre contamos com a sensibilidade da população de nossa região”, assegura Eliane.

O Hemepar/TB atende os municípios de Imbaú, Tibagi, Ortigueira, Ventania, Curiúva, Reserva e Telêmaco Borba.


Condições para doação

É preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos e peso superior a 50 quilos, estar alimentado, evitar alimentos gordurosos, e no ato da doação apresentar documento com foto (identidade ou carteira de motorista).

Existem alguns impedimentos para doação de sangue como gripe ou febre; gravidez ou amamentação; cirurgias (avaliadas na triagem clínica); vacina contra a gripe (aguardar 48 horas) e comportamento de risco em relação a DST/AIDS.

Vale ressaltar que homens podem doar sangue a cada 60 dias (4 vezes ao ano) e mulheres a cada 90 dias (3 vezes ao ano).


Cronograma das próximas campanhas

O Hemepar procedeu algumas alterações no calendário de campanhas de doação de sangue. Seguem as informações atualizadas.

19 de Julho- Ortigueira (Rotary Clube)
21 de Julho – Telêmaco Borba (Colégio Adventista)
30 de Agosto- Curiúva
27 de Setembro- Reserva
25 e 26 de Outubro- Klabin
22 de Novembro – Ortigueira (Rotary Clube)
20 e 21 de Dezembro – Telêmaco Borba (Acitel)



Fonte: Marcos Sanches Fonte: Assessoria TB

 Galeria de Fotos

 Veja Também