Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

SECRETARIAS / Educação / PROJETOS

Programa Brasil Alfabetizado

O programa Brasil Alfabetizado é um convênio do Governo do Município de Ortigueira com o Governo Federal. Voltado para jovens acima de 15 anos e adultos de todas as idades, o programa funciona com alfabetizadores voluntários, que recebem uma bolsa auxílio para ministrar as aulas.

Os alfabetizadores não precisam ter necessariamente uma formação superior ou técnica, mas apenas conhecimento para alfabetizar. Eles recebem treinamento do programa, capacitando-os para o ensino.

Cada turma deve ser formadas por no mínimo 7 alunos. Hoje são 39 turmas no Município, que atendem 338 alunos. Depois de passar pelo Brasil alfabetizado, os estudantes seguem para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Quem pode ser aluno
Para ser aluno do Brasil Alfabetizado, o interessado não pode estar inscrito em outro programa de alfabetização. Para ingressar, o aluno precisa passar por um teste cognitivo de entrada, estabelecido pelo MEC, para verificar em qual nível de analfabetismo se encontra.

Aulas
A carga horária das aulas é de 10 horas semanais, que podem ser distribuídas conforme a necessidade dos alunos de cada turma.

Locais
As aulas são ministradas em vários locai. O alfabetizador pode dar aulas em lugares que atendam melhor a necessidade de suas turmas, podendo ser em casas, salas de reuniões, etc.

Duração
O programa tem duração de 8 meses para a alfabetização. No final do programa, o aluno passa pelo teste cognitivo de saída, para que seu aprendizado seja verificado e para que possa seguir para outros programas de ensino.

Documentos
Os interessados devem procurar a Secretaria de Educação com RG e CPF.