Terça-feira, 15 de julho de 2025
ÚVisualizada: 10 vezes
Ouvir matéria
Na última sexta-feira (11), a Prefeitura de Ortigueira realizou a entrega de 14 novos Selos Arte à agroindústria familiar Mel Doce Mel, que agora passa a integrar o seleto grupo de produtores certificados no município.
Com essa nova conquista, Ortigueira alcança 33 Selos Arte emitidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), consolidando-se como referência estadual na apicultura artesanal e como o município com maior número de produtos certificados no Paraná.
A cerimônia de entrega contou com a presença de autoridades locais, representantes do setor produtivo, além de instituições como o IDR-Paraná, Adapar, Sebrae/PR, Seab e a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG).
O Selo Arte é um reconhecimento que atesta a qualidade e o caráter artesanal dos produtos de origem animal, respeitando as boas práticas de fabricação e tradições regionais. Com ele, os produtores podem comercializar seus produtos em todo o território nacional, ampliando mercados e agregando valor à produção local.
“O Selo Arte valoriza a produção artesanal, permitindo que os produtores possam vender seus produtos além das divisas do município e do Estado. Com isso, temos agregação de valor e geração de renda para as famílias envolvidas”, afirmou Mariana Santana Scheibel, consultora do Sebrae/PR.
Atualmente, Ortigueira responde por 50% dos produtos com Selo Arte em todo o Estado, com destaque para o mel artesanal, fruto da força da apicultura no município. O apoio técnico e institucional tem sido fundamental para o avanço, com destaque para as ações conjuntas entre Prefeitura, Sebrae e instituições estaduais.
O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Alexandre Moraes, destaca a importância da certificação:
“A obtenção do Selo garante que o produto é genuinamente artesanal e permite acesso a novos mercados, como grandes redes, feiras e consumidores de todo o país.”
A Mel Kutz, de Ortigueira, foi a primeira agroindústria da região dos Campos Gerais a conquistar o Selo Arte, com 18 produtos certificados. Em junho, o Empório Lê Kitutes Queijos Artesanais obteve a certificação para seu requeijão em barra, feito com receita tradicional da Serra da Canastra (MG). Agora, a agroindústria Mel Doce Mel, com atuação familiar desde os anos 1990, também passa a integrar o grupo de produtores reconhecidos com o selo.
Com vocação para a produção artesanal e o turismo rural, Ortigueira segue avançando e mostrando que, com apoio, organização e trabalho conjunto, é possível transformar tradição em oportunidade.
Seminário Educa Juntos reúne gestores e fortalece práticas educacionais em Ortigueira
Ortigueira celebra convênio de R$ 5 milhões para pavimentação urbana
Justiça no Bairro é sucesso em Ortigueira e garante cidadania à população