Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

PANDEMIA

Prefeito e vice participam de assembleia para instituir consórcio de vacinas

Segunda-feira, 22 de março de 2021

Última Modificação: 22/03/2021 17:08:20 | Visualizada 639 vezes

Tratativas para implantação ocorrem há menos de 30 dias


Ouvir matéria

O prefeito de Ortigueira, Ary Mattos, e o vice-prefeito Gilson Vinutti participam na tarde desta segunda-feira (22) da assembleia virtual para instituir oficialmente o Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar), que visa a compra de insumos e vacinas contra a Covid-19. Até o momento, Ortigueira já aplicou 1.946 doses de imunizantes.

As tratativas para a implantação do consórcio ocorrem há menos de 30 dias. No dia 15 de março, o projeto de lei do Executivo foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal. A lei foi sancionada no dia seguinte pelo prefeito Ary Mattos. 

O evento conta com a participação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes; do ex-presidente do STF, Ayres Britto; da representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, Socorro Gross Galiano; e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz.

O consórcio é uma iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e dará suporte aos municípios caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Governo Federal, não consiga suprir a demanda nacional. Mais de 2 mil municípios, sendo 25 capitais, já manifestaram interesse em integrar o consórcio.

Conforme o PNI, em vigência desde 1973, a obrigação de adquirir imunizantes para a população é do Governo Federal. Diante da pandemia, o consórcio, que está amparado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), é uma forma de tentar acelerar o processo de aquisição das vacinas para a imunização da população e a consequente retomada da economia e das atividades sociais.   

Acompanhe o trabalho da Prefeitura em: 
https://www.facebook.com/PrefOrtigueira

 

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Ortigueira

O prefeito Ary Mattos e o vice Gilson Vinutti durante assembleia virtual para consórcio de vacinas Crédito: Comunicação Social da Prefeitura de Ortigueira
Legenda: O prefeito Ary Mattos e o vice Gilson Vinutti durante assembleia virtual para consórcio de vacinas

 Galeria de Fotos

 Veja Também