Sexta-feira, 29 de janeiro de 2021
Última Modificação: 29/01/2021 17:13:03 | Visualizada 1320 vezes
Desde 19/1 foram aplicadas 354 doses em moradores das aldeias Queimadas e Mococa
Ouvir matéria
A Prefeitura de Ortigueira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já vacinou 69% da população indígena apta a ser imunizada em Mococa e Queimadas, as duas aldeias do município. Desde o dia 19 deste mês, foram aplicadas 354 doses em um total de 514 indígenas de etnia caingangue.
Em Mococa, 85 indígenas – de um total de 91 aptos – foram vacinados até o início desta tarde. O índice corresponde a 93% de moradores imunizados, um balanço considerado positivo pela SMS.
“Não conseguiremos atingir a meta de 100% porque, nesses 91 considerados aptos pelo Estado, também estão contabilizadas as gestantes, puérperas e lactantes, que só serão vacinadas se o médico julgar necessário, após avaliar caso a caso”, explica Diego Franciscato, enfermeiro responsável pela Vigilância Epidemiológica de Ortigueira.
Conforme determinação do Governo do Estado, que adota a linha do Ministério da Saúde, os testes clínicos das vacinas ainda não contemplaram menores de 18 anos, gestantes, puérperas e lactantes.
Em Queimadas, aldeia que tem 423 indígenas aptos, já foram vacinados 269, equivalente a 64% dos moradores. Na terça (26) e na quinta (28), a Prefeitura encaminhou uma equipe da SMS para realizar, na própria aldeia, a vacinação dos indígenas. Só na quinta foram vacinadas duas dezenas de indígenas.
Mesmo assim, com as equipes da SMS realizando a vacinação de porta em porta na aldeia, há moradores que ainda têm resistência à imunização.
“Há indígenas que não querem ser vacinados, indígenas que fogem quando a gente chega”, relata Franciscato.
Outro problema, que atrasa a vacinação da população indígena, é que alguns dos moradores estão, atualmente, em outras cidades. “Alguns estão em Curitiba, em Londrina. Eles viajam para vender os artesanatos e só retornam quando terminam as vendas”, diz Franciscato.
A população indígena e os profissionais da Saúde estão entre os públicos prioritários da vacinação, segundo o Plano Estadual de Vacinação, que adota a linha do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.
A SMS reforça que a população mão procure unidades básicas de saúde para tomar a vacina. O início de vacinação de todas fases, de acordo com o público-alvo, será divulgado em nossos canais de comunicação conforme as diretrizes do Plano Estadual de Vacinação e a chegada de doses.
Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
https://www.facebook.com/PrefOrtigueira
Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Ortigueira