Processos Licitatórios

Certidão Negativa

Tributos Online

PSS

Concurso Público

Legislação Municipal

Nota Fiscal Eletrônica

Portal da Transparência

Diário Oficial Online

Ouvidoria Municipal

Livro Eletrônico

Informações COVID-19

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / QUASE SETENTONA

Ortigueira completou 68 ou 69 anos?

Terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Visualizada 372 vezes

Na internet, há várias divergências de informações sobre a atual idade do município


Quem tentar descobrir a idade de Ortigueira, recorrendo às informações disponibilizadas na rede mundial de computadores, terá certo trabalho ao enfrentar datas divergentes e ausência de referências oficiais, inclusive em site do governo federal, e poderá chegar a duas conclusões diferentes: Ortigueira tem 68 anos, considerando a data de instalação do município (quando passou a ter administração própria), e tem 69 anos, considerando o dia em que foi elevada à categoria de município (data de fundação).

Em um site de referência de dados dos municípios do Brasil, o portal Cidades, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), revela, corretamente, que Ortigueira foi desmembrada de Tibagi e elevada à categoria de município em 14 de novembro de 1951. Considerando essa data, Ortigueira completou, no mês passado, 69 anos.

Mês errado

Disponibilizado pelo governo federal, o portal Cidades, sem mencionar a fonte da informação, também afirma que a instalação do município teria ocorrido em 14 de outubro de 1952. Dessa forma, Ortigueira tem 68 anos, considerando a data de instalação.  

O mês informado pelo portal Cidades, porém, difere do mês divulgado pela Câmara Municipal de Ortigueira - a informação correta está disponível no site da Prefeitura de Ortigueira. Segundo a Câmara, a instalação do município foi realizada em 14 de dezembro de 1952, e não em outubro, quando Francisco Sady de Brito assinou o termo de posse ao assumir o cargo de prefeito do município - confira abaixo na galeria de imagens o documento original.

A data de instalação do município, conforme a Lei Estadual nº 790, deveria ocorrer “na data de posse de seus respectivos prefeitos”. É por isso, considerando a instalação, que, em 14 de dezembro, é celebrado o aniversário de Ortigueira, atualmente com 68 anos.

Erro na Wikipédia 

O desencontro de informações sobre a data de aniversário de Ortigueira pode ser conferido, também, de uma forma curiosa, na Wikipédia. O site colaborativo revela que Ortigueira tem 68 anos, porém usa uma conta matematicamente ilógica, que simplesmente não fecha. 

Ortigueira, segundo a Wikipédia, tem 68 anos porque foi emancipada em 14 de dezembro de 1951. Basta diminuir 2020 de 1951 para observar que, diferentemente do que afirma a Wikipédia, a idade do município deveria, portanto, ser 69 anos. 

Muitas idades

É comum que os municípios tenham datas diferentes de instalação e fundação. O que é incomum são as lacunas e os erros de informação presentes em sites que se disponibilizam a informar dados básicos sobre os municípios. 

Acompanhe o trabalho da Prefeitura em: 
www.facebook.com/PrefOrtigueira
 

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Ortigueira

Termo de posse: assinado em 14 de dezembro de 1952 pelo então prefeito Francisco Sady de Brito Crédito: Comunicação Social da Prefeitura de Ortigueira
Legenda: Termo de posse: assinado em 14 de dezembro de 1952 pelo então prefeito Francisco Sady de Brito

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda a sexta: 8h às 12h e 13h30 às 17h30