Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

covid-19

Boletim revela que Ortigueira tem dois casos suspeitos

Terça-feira, 14 de abril de 2020

Última Modificação: 14/04/2020 09:14:13 | Visualizada 779 vezes

Dados foram divulgados na segunda pela Sesa


Ouvir matéria

Ortigueira registrou dois casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19), de acordo com boletim da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), divulgado às 16h da segunda-feira (13). Segundo os dados, a cidade tem oito casos descartados. 

Os casos suspeitos são o de uma índia caingangue, de 73 anos - é a primeira vez que uma representante indígena integra o boletim da cidade -, e o de uma idosa de 82 anos, apresentando tosse, febre e sem histórico de viagem.

Na noite de segunda-feira (13), a Vigilância Epidemiológica do município anunciou que o caso da idosa de 82 anos já está descartado. A informação deve ser atualizada nas próximas edições dos boletins da Sesa, com o número de descartados subindo para 9. Um novo boletim está previsto para o final desta terça-feira (14).

Sob suspeita

Uma paciente indígena da etnia caingangue, residente na aldeia Mococa, foi internada com pneumonia e febre na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto Doutor Feitosa (IDF), em Telêmaco Borba, no sábado (11). 

Aos 73 anos, a mulher não fez viagens a outras cidades em que o surto foi reconhecido. Ela deixou a aldeia, porém, quatro vezes entre os dias 29/3 e 6/4, para dar entrada no Pronto Atendimento Municipal (Pam), apresentado dores na região lombar e problemas intestinais.

A mulher permaneceu no Pam sem qualquer tipo de isolamento, chegando a dividir o quarto com outros pacientes. "Não havia necessidade, para os nossos médicos, de realizar o exame de Covid-19. O teste foi feito, mesmo assim, para cumprir o protocolo do hospital em Telêmaco Borba, o IDF, onde a paciente seria transferida", justifica Diego Franciscato, enfermeiro responsável pelo setor da Vigilância Epidemiológica do município.  

Não há outros caingagues na aldeia Mococa com sintomas de Covid-19, segundo a Vigilância Epidemiológica. A aldeia está sob monitoramento.

O outro caso sob suspeita - que consta no boletim da Sesa, mas já estáo oficialmente descartado pela Vigilância Epidemiológia do município - é o de uma idosa de 82 anos, apresentando tosse, febre e sem histórico de viagens. O teste foi realizado na última quarta-feira (8) e a mulher seguiu em isolamento familiar. 

Oito descartados

De sábado (11) para domingo (12), o número de casos descartados aumentou de 6 para 8. Um deles é um caso de um empresário de Ortigueira que, por fazer exames particulares no Hospital do Coração, em Londrina, não constava nos registros da Vigilância Epidemiológia de Ortigueira. O empresário de 55 anos apresentava sintomas de pneumonia e tinha feito, recentemente, uma viagem ao exterior. O resultado do teste, que deu negativo para Covid-19, só entrou nos registros da Sesa no sábado (11).

Outro caso é o de uma servidora municipal da área da Saúde, de 32 anos, que atua na coleta de exames de Covid-19 em Ortigueira. O exame da servidora foi coletado na quarta-feira (8) e, desde então, ela permaneceu em isolamento familiar, sob monitoramento da Vigilância Epidemiológica - confira os outros seis suspeitos descartados.


Saiba mais sobre o trabalho da Prefeitura de Ortigueira em:
https://www.facebook.com/PrefOrtigueira/?ref=br_rs 



 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Ortigueira registra dois casos suspeitos de Covid-19 Crédito: Domínio Público
Legenda: Ortigueira registra dois casos suspeitos de Covid-19

 Galeria de Fotos

 Veja Também