Processos Licitatórios

Certidão Negativa

Tributos Online

Gestão Fiscal

Concurso Público

Legislação Municipal

Nota Fiscal Eletrônica

Portal da Transparência

Diário Oficial Online

Ouvidoria Municipal

Livro Eletrônico

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / pandemia

Saiba como evitar a disseminação do coronavírus

Segunda-feira, 23 de março de 2020

Visualizada 191 vezes

Entre as medidas estão isolamento e higiene básica


Boa parte do comércio em Ortigueira - com exceção de farmácias e supermercados - amanheceu nesta segunda-feira (23) de portas fechadas. Diante da pandemia do coronavírus (Covid-19), está claro para todo mundo que o melhor refúgio é o isolamento na própria residência e com cuidados redobrados na higiene básica.

O isolamento é recomendado não apenas para idosos e pessoas do grupo de risco, mas a todas as faixas etárias. A proposta é que os moradores deixem, por tempo indeterminado, de frequentar ambientes de convivência comunitária, como ruas, bares, restaurantes, academias e afins, para tentar reduzir os perigos de contágio e proliferação da pandemia.

Quarentena ou isolamento?

Muitas pessoas têm confundido dois conceitos básicos, que ajudam a reduzir a velocidade de transmissão do Covid-19, ambos muito comentados nos últimos dias: quarentena e isolamento.    

De acordo com a Portaria nº 356/3020 do Ministério da Saúde, a quarentena tem como objetivo garantir a manutenção dos serviços de saúde em local certo ou determinado. 

A medida é um ato administrativo, estabelecido pelas secretarias de Saúde dos estados e municípios ou do ministro da Saúde e quem determina o tempo são essas autoridades. “A medida é adotada pelo prazo de até 40 dias, podendo se estender pelo tempo necessário”, diz o documento.

Já o isolamento serve para separar pessoas sintomáticas ou assintomáticas, em investigação clínica e laboratorial, de maneira a evitar a propagação da infecção e transmissão. Neste caso, é utilizado o isolamento em ambiente domiciliar, podendo ser feito em hospitais públicos ou privados.

Conforme norma do Ministério da Saúde, o isolamento é feito por um prazo de 14 dias – tempo em que o vírus leva para se manifestar no corpo – podendo ser estendido, dependendo do resultado dos exames laboratoriais.

Casos suspeitos que estão sendo investigados também devem ficar em isolamento. Se o exame der negativo, a pessoa é liberada da precaução.    

Higiene básica

Há uma série de cuidados básicos que ajudam a diminuir o risco de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, como o novo coronavírus: lavar as mãos várias vezes ao dia com água e sabão ou gel, incluindo os pulsos, entre os dedos e embaixo da unha; limpar os objetos com álcool em gel; manter os ambientes ventilados e arejados e cobrir a boca e o nariz com o braço ou um lenço descartável quando for tossir ou espirrar. As máscaras devem ser utilizadas em casos especiais, apenas por quem já apresenta os sintomas da doença ou tiver contato com pessoas infectadas.

Como evitar 

Além das recomendações básicas, é necessário, também, ficar atento ao que não fazer. É importante não compartilhar objetos pessoais, como toalhas, talheres, canetas e celulares; evitar lugares com muita concentração de pessoas; não tocar o nariz, olhos e boca antes de lavar as mãos e não cumprimentar as pessoas com abraços, beijos e apertos de mão.

O coronavírus costuma ser transmitido pelo contato com pessoas infectadas, por meio de secreções como gotículas de saliva, espirro tosse ou catarro. O vírus pode se disseminar por meio do toque ou aperto de mão ou pelo contato com objetos ou superfícies contaminados, como aparelhos eletrônicos, talheres, notas de dinheiro, entre outros.

Sintomas

Os principais sintomas da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, são semelhantes ao de um resfriado, como febre, tosse seca, dificuldade para respirar e insuficiência renal nos casos mais graves. Caso apresente esses sintomas, é importante procurar ajuda médica imediata para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.

Fote: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ortigueira com informações da Agência Brasil 

Saiba como evitar a disseminação do coronavírus Credito: Domínio Público

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: De segunda à sexta - Das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30