Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

ORTIGUEIRA ROSA

Sexta-feira, 04 de outubro de 2019

Última Modificação: 04/10/2019 16:17:09 | Visualizada 608 vezes


Ouvir matéria

 

A Prefeitura Municipal de Ortigueira realizou na tarde de ontem (dia 03 de outubro), através da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da 21ª Regional de Saúde e SESA, a mobilização do Outubro Rosa, voltada à saúde integral das mulheres, nas dependências do Centro Cultural Queimadas.

 

Neste ano, as ações de prevenção e promoção do cuidado integral da saúde das mulheres estão sendo levados a 43 municípios, através da campanha Paraná Rosa, lançada na terça-feira (1º), no Palácio Iguaçu, pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e pela primeira-dama Luciana Saito Massa.

 

A Prefeita Municipal de Ortigueira, Lourdes Banach destacou a importância do evento: “Estamos muito honrados em receber o Paraná Rosa aqui no município, esperamos que todos saiam daqui conscientes de que os cuidados com a saúde devem ser constantes e os exames estão disponíveis para todos, durante o ano todo. No mês de outubro, dedicamos uma atenção ainda maior para lembrar da importância da prevenção do câncer de mama e colo de útero”.

 

Na oportunidade, se apresentaram no evento a FAMO - Fanfarra Municipal de Ortigueira, Balé da Academia Washington, Comunidade Indígena Queimadas, Grupo de Violeiros do Centro Cultural e apresentação musical com a dupla Denise e Maisa Laurindo (mãe e filha).

O enfermeiro Murilo Antônio Zanutto Marinho do PSF (Programa de Saúde da Família) de Ortigueira, juntamente com a enfermeira Bernadete Maria Carraro, Enfermeira SESA-Curitiba, abordaram o tema PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA E COLO DE ÚTERO em uma dinâmica com o os presentes no eventos, com espaço para perguntas e esclarecimentos.

 

Durante o evento, foram disponibilizados testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, aferição de pressão arterial, glicemia, agendamento de mamografias, coleta do preventivo de colo de útero e orientações com equipes multidisciplinares sobre os cuidados em todas as fases da vida da mulher.

 

O movimento Outubro Rosa existe desde 1997 e promove ações voltadas à prevenção do câncer de mama e do câncer de colo de útero, além do diagnóstico precoce dessas doenças.

 

"Trabalho sério em busca de um futuro melhor"!
Gestão 2013/2020

 

matéria: Adrielson Gonsalves

#ParanáRosa
#OutubroRosa
#OrtigueiraRosa

 Veja Também