Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

Educa??o

Ortigueira recebeu Buzum! com a pe?a Intoler?ncia

Segunda-feira, 18 de maio de 2015

Última Modificação: // | Visualizada 715 vezes

Educação no trânsito


Ouvir matéria

Ortigueira recebeu a peça teatral Intolerância, apresentada no Buzum!. A ação dá continuidade aos trabalhos do projeto “Estrada para a Cidadania” no município.  Também foi realizado o segundo encontro temático do programa em 2015, com os professores de 4º e 5º anos das escolas da Rede Municipal de Ensino. A reunião trabalhou questões de trânsito e meio ambiente.

A peça teatral abordou a questão da intolerância entre os jovens no ambiente escolar, levantando discussões que dizem respeito aos preconceitos, agressões e violências moral e física, com as quais os jovens podem deparar. O termo desta discussão se tornou mundialmente conhecido como bullying e o espetáculo Intolerância trata da questão de maneira delicada, poética e profunda, em conexão com o mundo contemporâneo em que o adolescente está inserido.


Como Funciona o Estrada Para a Cidadania


Como explica a Secretária Municipal de Educação, Elizete Campos de Souza Carnelós, o projeto trabalha assuntos relevantes para a formação de cidadãos conscientes. “Após ampliarem os conhecimentos nas oficinas, os professores levam o conteúdo para as salas de aula e disseminam entre os alunos”, explica.

Elizete acrescenta: “O intuito é que esses alunos levem essas informações sobre cidadania no trânsito e meio ambiente para suas famílias, contribuindo para a formação de motoristas melhores e mais conscientes, além de ambientalmente responsáveis. Procuramos criar um ciclo de aprendizado que beneficia a sociedade como um todo”.

Realizado em parceria com as secretarias municipais de Educação e direcionado a alunos do Ensino Fundamental, o projeto é constituído por ações educacionais que disseminam, por meio de oficinas periódicas para educadores, conceitos de segurança no trânsito, cidadania e proteção ambiental.

O “Estrada Para a Cidadania” conta com material didático exclusivo, constantemente atualizado, e busca inserir a educação para o trânsito e meio ambiente em diversas disciplinas. Visando a inclusão de professores e alunos com deficiência visual, todo o material também é produzido em Braile. 

Fonte: Wanderley Rasera

Educação no trânsito Crédito: creditos
Legenda: Educação no trânsito

 Galeria de Fotos

 Veja Também