Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

Agricultura

Mulheres em Movimento: Iniciativa do IFPR quer resgatar autoestima da mulher do campo em Ortigueira

Sexta-feira, 02 de março de 2012

Última Modificação: // | Visualizada 2567 vezes

IFPR E ORTIGUEIRA


Ouvir matéria

Um curso para despertar a consciência da mulher camponesa sobre sua importância nas lutas do campo. Esse é o objetivo principal do \"Mulheres em Movimento\", que será promovido pelo  IFPR na comunidade do assentamento Libertação Camponesa, em Ortigueira.

Na comunidade, também conhecida como RR, vivem cerca de 500 famílias assentadas em pequenos lotes de terra. Devido a dificuldades técnicas e organizacionais, nem todas utilizam a terra como fonte de renda para o sustento da família. Uma das propostas do curso é oferecer ferramentas para que as mulheres camponesas trabalhem aspectos da produção agroecológica.

A iniciativa do IFPR faz parte das ações previstas no projeto de extensão \"Revitalização da produção agroecológica das comunidades rurais de Ortigueira\", do Eixo de Recursos Naturais de Telêmaco Borba/Ortigueira.

O curso será oferecido na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC), com 20 encontros quinzenais. O lançamento oficial acontece no dia 8 de março, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, durante a comemoração do Dia Internacional da Mulher.

A coordenadora do curso técnico de Agroecologia do IFPR e também coordenadora do projeto, professora Luciana Maestro Borges, esteve essa semana na sede da comunidade do assentamento, para promover uma sensibilização com as mulheres sobre o curso.

\"Queremos proporcionar um resgate da autoestima das mulheres camponesas, para que elas reconheçam seu valor e queiram aprofundar seus conhecimentos. É importante que fortaleçam seus direitos e tenham acesso às políticas públicas, o que gera desenvolvimento e renda para a comunidade\", considera Luciana.

O projeto conta com a participação da coordenadora de ensino e psicóloga, Danieli de Cássia Barreto, e os professores Roberto Martins Souza e Eric Cezar de C. Wlager. O primeiro encontro do curso será no próximo dia 21, na Escola Municipal do Campo Izaias Rafael da Silva.


Fonte: Fernanda Rodrigues

 Galeria de Fotos

 Veja Também