Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

PANDEMIA

Cidade inicia aplicação da 2ª dose de Coronavac

Segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Última Modificação: 22/02/2021 11:10:20 | Visualizada 801 vezes

Lote com 727 doses do imunizante chegou na quinta (11)


Ouvir matéria

A Prefeitura de Ortigueira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou na manhã desta sexta-feira (12) a aplicação da 2ª dose de Coronavac, do laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. O lote com 717 doses do imunizante chegou ao município na quinta-feira (11).

As vacinas são destinadas aos indígenas de etnia caingangue que residem nas aldeias Aldeia e Queimadas (80% dos 514 considerados aptos já tomaram a 1ª dose) e profissionais da Saúde (97% dos 345 já receberam a 1ª aplicação do imunizante).

A vacinação é feita em uma tenda instalada ao lado do departamento de Vigilância Epidemiológica, na Avenida Farroupilha, 527, no Jardim Alvorada. Se o morador preferir, é possível ser imunizado no esquema de drive-thru.

A previsão da SMS é realizar, na próxima semana, vacinações itinerantes nas duas aldeias. As datas serão divulgadas nos canais oficiais da Prefeitura.

“Estamos seguindo o Plano de Vacinação do Governo do Estado, que segue a linha do Ministério da Saúde. Por enquanto, os públicos prioritários são indígenas, profissionais da Saúde que estão na linha de frente de combate à pandemia e idosos acima de 90 anos. Os demais públicos e faixas etárias serão vacinados de acordo com a chegada dos lotes de doses de imunizantes”, diz o prefeito Ary Mattos.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Claudia Marcondes, é importante que cada morador tome duas doses do mesmo imunizante. “Se a pessoa tomou a Coronavac, ela não vai poder tomar a vacina de Oxford. Isso ocorre para maximizar os efeitos do plano de imunização. Dependemos das vacinas que são encaminhadas pelo Estado, mas nós não vamos medir esforços para vacinar toda a população”, afirma.

A segunda dose de Coronavac, conforme a SMS, deve ser aplicada em um intervalo de 25 dias. O imunizante de Oxford, com base nos estudos realizados, tem um intervalo maior, de 12 semanas a partir da primeira aplicação.

Vacinação em Ortigueira 

A campanha de vacinação em Ortigueira começou no dia 19 de janeiro. Por meio do Governo do Estado, o município já havia recebido 717 doses do imunizante CoronaVac e 110 doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com o Laboratório AstraZeneca.

De acordo com o último boletim de vacinação, divulgado pela SMS na quinta-feira (11), Ortigueira imunizou 801 pessoas contra a Covid-19: 411 indígenas, 345 profissionais da Saúde, 35 idosos (acima de 90 anos) e 10 vacinadores. O número mostra que 97% do total de 827 das primeiras doses enviadas ao município foram aplicadas.

Desde o início da pandemia, Ortigueira registrou 15 mortes provocadas pela Covid-19. Divulgado na quinta-feira (11), o balanço mais recente revela que há 910 casos confirmados, sendo que 10 deles estão ativos. Um novo boletim deve ser publicado pela SMS na tarde desta sexta-feira (12).

Acompanhe o trabalho da Prefeitura em: 
https://www.facebook.com/PrefOrtigueira

 

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Ortigueira

Coronavac/Butantan: Ortigueira recebeu 717 doses do imunizante na quinta (11) Crédito: Comunicação Social da Prefeitura de Ortigueira
Legenda: Coronavac/Butantan: Ortigueira recebeu 717 doses do imunizante na quinta (11)

 Galeria de Fotos

 Veja Também