Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

PANDEMIA

Fiscalização notifica seis estabelecimentos por descumprimento de decreto

Segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Última Modificação: 18/01/2021 11:40:08 | Visualizada 973 vezes

Operação realizada na sexta (15) flagrou aglomerações e pessoas sem máscara e sem distanciamento


Ouvir matéria

Na operação da Aifu-Ortigueira (Ação de Fiscalização Integrada), realizada na noite de sexta-feira (15), as equipes da Prefeitura e Polícia Militar vistoriaram oito estabelecimentos no município. Seis locais, no Centro, foram notificados por estarem em desacordo com as normas vigentes no município para prevenção ao coronavírus.

Todos os estabelecimentos são bares ou restaurantes: seis na região central, um no Bairro dos França e um no Lajeado Bonito. 

Conforme a Polícia Militar, ao todo 238 pessoas foram abordadas durante a operação. A Vigilância Sanitária informou que as principais irregularidades encontradas foram aglomeração, permitir a circulação de pessoas no local sem uso de máscara e não obedecer ao distanciamento de dois metros entre as mesas. Em alguns estabelecimentos também foram constatadas condições precárias de ventilação. 

As ações de fiscalização têm se intensificado, principalmente à noite, quando ocorrem os maiores descumprimentos às normas. Desde o início do ano, ao todo 20 estabelecimentos noturnos foram visitados por equipes de fiscalização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Sem alvarás 

Entre os estabelecimentos notificados no final de semana, dois deles estavam irregulares, sem os alvarás sanitários, do Corpo de Bombeiros e o de funcionamento emitido pela Prefeitura. O prazo de adequação para esses comércios é de cinco dias, a partir da data de retomada do expediente externo da Prefeitura – atualmente em trabalho interno, conforme Decreto Municipal. 

Denuncie 

Todos os estabelecimentos visitados pela Aifu estão entre as dez denúncias registradas por moradores à Vigilância Sanitária desde o início do ano.

Caso algum morador testemunhe o descumprimento das medidas de combate à pandemia, é possível registrar a queixa de forma anônima, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, por meio do disque denúncia da Vigilância Sanitária: (42) 9913-44595.

Fiscalização rigorosa

Na semana passada, a SMS já havia adiantado que a fiscalização dos decretos municipais seria rigorosa. Atualmente, a cidade tem 15 mortes provocadas pela Covid-19 e 813 casos confirmados, com 22 deles ativos – confira os dados do boletim mais recente, publicado na sexta (15).

Acompanhe o trabalho da Prefeitura em: 
https://www.facebook.com/PrefOrtigueira
 

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Ortigueira

Aifu: oito estabelecimentos fiscalizados e seis notificados por descumprimento de decreto Crédito: Comunicação Social da Prefeitura de Ortigueira
Legenda: Aifu: oito estabelecimentos fiscalizados e seis notificados por descumprimento de decreto

 Galeria de Fotos

 Veja Também