Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

Agricultura

Semin?rio de Apicultura: Mel de Ortigueira receber? registro de Denomina??o de Origem in?dito no Pa?s

Terça-feira, 27 de outubro de 2015

Última Modificação: // | Visualizada 1288 vezes

Evento acontece na sexta (30), à partir das 8h, no Auditório Municipal


Ouvir matéria

Atrair e reunir apicultores de municípios do Paraná, incentivar a busca por conhecimento científico e incrementar a rede de contatos dos produtores de mel. Com este objetivo, o Sebrae/PR e Prefeitura Municipal de Ortigueira realizam no próximo dia 30 de outubro, o VII Seminário da Apicultura de Ortigueira e Região. O evento acontece das 8 às 16 horas, no Auditório Municipal, que fica na Avenida Paraná, nº 678.

Na ocasião, o presidente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Luiz Otávio Pimentel, fará a entrega do certificado de Registro de Denominação de Origem (DO) do mel de Ortigueira para a prefeita municipal, Lourdes Banach, e para a presidente da Associação dos Produtores de Mel de Ortigueira, Ana Mozuski Kutz.

O registro foi conferido pelo INPI no início do mês passado e a conquista é decorrente do Projeto Mel do Município de Ortigueira, iniciativa apoiada pelo Sebrae/PR e parceiros, como a Apomel, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Prefeitura de Ortigueira, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura.

Com isso, o mel produzido em Ortigueira tornou-se o primeiro produto paranaense a receber o registro de DO e também o primeiro mel do Brasil a obter o reconhecimento. A concessão reconhece que as características físico-químicas do produto decorrem das condições botânicas da região, sendo diferenciado do mel produzido nos arreadores.

Para o engenheiro agrônomo do Instituto Emater, Henry Rosa, as condições edafoclimáticas, a disposição das floradas, a demarcação geográfica e o trabalho árduo dos apicultores conferem por merecer o registro de DO do Mel de Ortigueira, inédito no País.

“O Seminário, nesta edição, vai ‘coroar’ a recente aquisição da concessão do Registro de Denominação de Origem do Mel de Ortigueira. Vamos aproveitar a ocasião para enaltecer o trabalho realizado no Município desde 2009, como também agradecer o envolvimento dos parceiros nesse processo”, diz o consultor do Sebrae/PR, Fernando Pizani, que é gestor regional de agronegócio e assumiu o projeto no início deste ano.

Para ele, o VII Seminário da Apicultura deve atrair apicultores locais, como também de Telêmaco Borba, Nova Tebas, Mato Rico, dentre outros municípios do Estado. “É oportunidade de adquirir mais conhecimento, somar experiências e aumentar a rede de contatos”, frisa o consultor.

A expectativa é que 200 apicultores prestigiem o Seminário, que conta com o apoio do Iapar, UTFPR, Consórcio Energético Cruzeiro do Sul, Klabin e Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP).


Programação

A solenidade de abertura do VII Seminário da Apicultura de Ortigueira e Região acontece às 9 horas. Das 9h30 às 10h15, a coordenadora do INPI, Lúcia Regina Fernandes, vai falar sobre “A proteção dos produtos apícolas no Brasil e a Denominação de Origem do Mel de Ortigueira”. Das 10h15 às 10h30, o presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, fará a entrega do certificado do Registro de Denominação de Origem do Mel do Município de Ortigueira para a prefeitura Lourdes Banach e para a presidente da Apomel, Ana Mozuski Kutz.

“É com muita alegria que vamos receber formalmente o certificado do Registro de Denominação de Origem. Foram anos de trabalho e com resultado satisfatório, graças ao envolvimento de parceiros em todo o processo”, diz a presidente da Apomel, Ana Mozuski Kutz, ao relembrar que muitas pessoas desacreditavam da apicultura local.

A programação inclui ainda a palestra “Inovar para superar desafios”, com o consultor João Carlos de Oliveira, das 10h30 às 12 horas. À tarde, a pesquisadora do Instituto Emater, Maria Brígida Scholz, vai falar sobre a base científica para a obtenção do Registro de DO para o mel de Ortigueira. Das 14h30 às 15h30 serão apresentados casos de sucesso e sucessão rural na apicultura, pelo coordenador da Carteira de Apicultura do Sebrae Nacional, Demian Conde.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas por meio dos telefones (42) 3277-2395, (42) 3623-6720 ou (42) 8808-0400 ou do site www.apomel.com.br.

Fonte: Wanderley Rasera

legenda Crédito: Divulgação
Legenda: legenda

 Galeria de Fotos

 Veja Também