Rua São Paulo - Centro - CEP 84350-000 - Ortigueira - PR | 42-32771388

A??o Social

Realizada 10? Confer?ncia Municipal de Assist?ncia Social

Terça-feira, 28 de julho de 2015

Última Modificação: // | Visualizada 918 vezes

Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026


Ouvir matéria

O Conselho Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Ação Social realizou, a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social, objetivando analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local da política de assistência social, diretrizes para aprimoramento da gestão e financiamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Com o tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”, as atividades centraram-se em três eixos de discussão: O enfrentamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços, programas, projetos benefícios e transferência de renda nos territórios; O pacto federativo e a consolidação do SUAS; Fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática.

Abrindo o evento, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Millene Banach, ressaltou a importância do empenho e trabalho coletivo para a melhoria dos serviços de assistência social. Enfatizou, também, a oportunidade oferecida pela conferência para apresentação e debate de propostas.

Mesma linha seguida pela Secretária de Ação Social, Susimara Campos Carneiro, que destacou a necessidade constante de se aprimorar o sistema em busca de mais justiça social para toda população da cidade. “É importantíssimo esse empenho pela consolidação do SUAS”, ressalta.

A Prefeita Lourdes Banach destaca o compromisso da administração com questões sociais: “Ofertar melhores condições de vida para nossos cidadãos é meta prioritária de nossa administração. Juntamente com nossa Secretária de Ação Social, Susimara, e seus colaboradores, trabalhamos constantemente na busca de soluções que ajudem as pessoas em situação de vulnerabilidade”.

Lurdinha acrescenta que o intuito da administração é proporcionar mais aos moradores do município. “Consideramos que essa é uma obrigação de qualquer administrador. É um primeiro passo rumo a algo maior. Em nossa gestão, temos um objetivo claro: dar a nossos cidadãos qualidade de vida por meio de oportunidades de desenvolvimento social e econômico. Trabalhamos para possibilitar que essas famílias, que hoje necessitam dos serviços de assistência social, no futuro, possam manter-se digna e independentemente”.

O Vereador Francisco Leônidas Carneiro representou a Câmara de Vereadores no evento.


Palestra Temática

A palestra sobre o tema principal da Conferência ficou a cargo do especialista em Serviço Social, Professor Carlos Eleandro de Oliveira, que dentre inúmeros pontos destacou a importância de se fazer com que a população entenda melhor o trabalho realizado pelos profissionais da Assistência Social.

“Temos que mudar concepção do que é a Assistência Social. É preciso deixar claro que essa é uma política que visa dar as pessoas oportunidades para mudarem de vida, é um meio de transformação social”, reforçou.

Fonte: Wanderley Rasera

10ª Conferência Municipal de Assistência Social Crédito: creditos
Legenda: 10ª Conferência Municipal de Assistência Social

 Galeria de Fotos

 Veja Também